Serão abertas inscrições para escolas de samba e blocos caricatos

Interessados em desfilar no carnaval do ano que vem, na avenida Afonso Pena, terão desta sexta-feira (5) até o dia 31 de janeiro para se inscrever

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

As escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte podem se inscrever a partir desta sexta-feira (5) para participarem dos desfiles do Carnaval 2015, na avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. A festa é organizada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e os regulamentos foram publicados nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do Município (DOM). 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro do ano que vem, sendo que as entidades devem levar toda a documentação necessária na sede da Belotur, na rua da Bahia, 888, na Divisão de Eventos, localizada no 4º andar. A entrega pode ser feita de 10h às 16h30, ainda conforme o regulamento.  

De acordo com o diretor de operações e eventos turísticos da Belotur, Carlos Damasceno, não existem muitas modificações nos regulamentos do próximo ano em comparação com o último realizado. "Mudou apenas uma coisa com relação às escolas de samba. Na transição de 2013 para 2014 o regulamento extinguia o grupo de acesso e o grupo principal. Também foi determinado que o grupo especial teria no máximo dez escolas, sendo que neste ano desfilaram seis escolas de samba", explicou. 

Com isso, o regulamento para 2015 determina que todas as escolas que participaram da última edição, tanto no grupo de Acesso quanto de Avaliação e que foram habilitadas, irão compor o Grupo Especial. Já as novas entidades que se inscreverem para os próximos desfiles farão parte do Grupo de Avaliação, de onde serão escolhidos os novos membros da elite carnavalesca. 

"Não tivemos nenhum problema com o regulamento do último ano e por isso praticamente tudo foi mantido. Acontece que estes regulamentos foram feitos após inúmeras reuniões com os representantes dos blocos e escolas, que concordaram com a forma como foi feito", finalizou Damasceno. 

Para ver todos os detalhes dos regulamentos das escolas de samba basta clicar AQUI e para os blocos caricatos é só clicar AQUI

Blocos de rua

Já o cadastramento para 2015 dos blocos de rua, que vem crescendo a cada carnaval em Belo Horizonte, teve o prazo prorrogado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Os representantes dos grupos devem cadastrar os blocos até o dia 8 de dezembro no endereço eletrônico disponibilizado pela Belotur: www.carnavaldebh.com.br.

As informações do cadastramento vão facilitar a organização e o planejamento das ações de apoio aos blocos, tais como fornecimento de banheiros químicos, fechamento de ruas, limpeza urbana e segurança.

Por meio do formulário online, o organizador do bloco de rua preencherá informações como: local detalhado de onde o bloco se apresentará, data e horário do desfile, estimativa de público de 2014 e previsão para 2015, percurso do desfile, dentre outros dados.

Este ano, a previsão é de que 200 blocos desfilem pelas ruas da capital mineira. Em 2014, 186 blocos foram cadastrados.

Leia tudo sobre: CARNAVAL2015FESTADESFILESREGULAMENTOSESCOLAS DE SAMBABLOCOS CARICATOS