Novo aparelho irá emitir multas online em tempo real

A fase interna de testes do novo sistema já está sendo finalizada e o próximo passo é a fase de testes na rua

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Cidades - Belo Horizonte - Minas Gerais
Delegada Ines Borges Junqueira apresenta novo aparelho de que registrara infracoes em Minas Gerais.

Foto: Uarlen Valerio / O Tempo -   03.12.2014
Uarlen Valério
Cidades - Belo Horizonte - Minas Gerais Delegada Ines Borges Junqueira apresenta novo aparelho de que registrara infracoes em Minas Gerais. Foto: Uarlen Valerio / O Tempo - 03.12.2014

Um novo aparelho eletrônico irá substituir o sistema de aplicação de multas da forma como é realizado hoje. Ao invés de a infração ser emitida em papel, ela passará a ser registrada no novo sistema, fazendo com que a multa esteja disponível ao motorista para consulta no momento em que é emitida. Os testes internos com o aparelho já estão sendo finalizados e, em breve, o equipamento será testado nas ruas de Belo Horizonte. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) durante a apresentação do Mutirão 1001, realizado pela Polícia Civil por meio do Departamento de Trânsito.

O aparelho irá substituir os autos de infração no papel, e o procedimento passará a ser eletrônico. Ainda não há data de quando os testes na rua começarão a ser feitos, mas a principal vantagem do auto de infração online, é a rapidez. Se antes a multa era colocada no sistema em cerca de 30 dias, com a implementação do novo aparelho, esse processo será feito automaticamente, e de forma imediata.

“Outra vantagem é que os erros de autuação vão diminuir em mais de 90%, já que o próprio sistema eletrônico não permite que o auto seja elaborado contendo erros. Se o agente digitar uma data errada ou o nome de uma rua de forma errada, o próprio sistema vai fazer a correção. Além disso, as infrações entrarão no sistema do Detran em tempo real e teremos mais condições de pegar um número maior de infratores”, explicou a delegada Inês Borges, coordenadora de infrações e controle do condutor do Detran.

A perspectiva é que a implementação do aparelho aconteça primeiro em Belo Horizonte e depois no resto do Estado. 

O mutirão

O Mutirão 1001, realizado nesta quarta (3) e também nesta quinta-feira (4), tem como objetivo apreender carteiras de motoristas que já excederam o limite de pontos, e está sendo realizado com 1001 condutores. Destes, 195 já recorreram em segunda instância e não têm como recorrer mais. Ao longo do ano, foram realizados mais de 10 mutirões, sendo que este é o último.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave