Os 70 anos de Nelson Motta

Jornalista e diretor musical lança hoje em BH livro e CD sobre suas sete décadas de vida

iG Minas Gerais |

Trabalho. Motta cuidou pessoalmente da seleção do repertório para seu álbum
fernando yong/divulgação
Trabalho. Motta cuidou pessoalmente da seleção do repertório para seu álbum

O jornalista, escritor, produtor e diretor musical Nelson Motta está comemorando seus 70 anos de vida com o lançamento do livro “As Sete Vidas de Nelson Motta” (editora Foz, 224 págs., R$ 39,90) e do CD “Nelson 70” (gravadora Som Livre, R$ 30). Hoje, a festa de aniversário acontece em Belo Horizonte, com a presença de Motta fazendo o lançamento das duas obras, a partir das 19h, na livraria Mineiriana (rua Paraíba, 1.419, Savassi, 3223-8092).

No livro, ele recupera a sua trajetória jornalística, escrevendo sobre os jovens e as transformações culturais incessantes que orientaram sua própria vida, e as nossas, ao longo da história recente brasileira.

Motta conta as suas aventuras como repórter, enquanto as histórias de várias gerações vão acontecendo. Lembra de grandes reportagens que fez, como a viagem com os Rolling Stones no início dos anos 80, do convívio com mestres como Paulo Francis, dos amigos da vida inteira, como Vinicius de Moraes e Tim Maia. Lembra também das muitas vidas que já teve – como produtor musical, compositor, dono de discoteca, comentarista de TV, roteirista, escritor, morando no Rio, São Paulo, Roma e Nova York.

Já o disco foca no letrista Nelson Motta, trazendo novas versões de sucessos assinados por ele e parceiros, de 1967 a 2014, interpretadas por artistas de diversos estilos. A mais antiga é “De Onde Vens”, de 1967, criada com Dori Caymmi e interpretada agora por Fernanda Takai; e a mais recente, “Nós e o Tempo”, de Nelson com Marisa Monte e Cesar Mendes, apresentada no disco por Marisa e João Donato.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave