Mistério ronda roubo de carros de luxo na capital

Empregados e donos são ouvidos pela polícia para tentar encontrar pistas

iG Minas Gerais | Johnatan Castro |

Ousadia. Grupo teria entrado pelos fundos da concessionária, onde há muro alto e cerca elétrica
Lincon Zarbietti / O Tempo
Ousadia. Grupo teria entrado pelos fundos da concessionária, onde há muro alto e cerca elétrica

Proprietários e funcionários da concessionária roubada na madrugada de segunda-feira na avenida Raja Gabaglia, no bairro São Bento, na região Centro-Sul da capital, começaram a ser ouvidos nesta terça-feira pela Polícia Civil. Quinze veículos de luxo da marca Mitsubishi foram levados de um pátio que a Via Jap mantém na rua de trás do estabelecimento, a Deputado Milton Sales. Bastante ousada, a ação ainda está cercada por mistérios, já que não há informações sobre testemunhas. Responsável pelo caso, o delegado Anderson Kopke, da Delegacia Especializada de Investigação de Furtos e Roubos de Veículos, não informou o teor dos depoimentos. Ele apenas confirmou que no momento do roubo não havia vigilantes no pátio, apesar da segurança 24 horas ser uma prática comum nas concessionárias da avenida, como a reportagem confirmou em visita ao local.

Conforme o delegado, os veículos roubados não estavam emplacados e tinham seguro. Juntos, as quatro caminhonetes L200, os três ASX, os sete Pajeros e o Lancer roubados podem ultrapassar R$ 1,5 milhão, já que todos são zero-quilômetro. Somente três deles foram recuperados, na tarde desta segunda-feira abandonados no bairro São Bento.

Em um vídeo registrado por uma câmera de segurança de uma empresa vizinha é possível ver o momento em que os bandidos deixaram o pátio da concessionária. As imagens mostram o grupo manobrando os veículos dentro do pátio e depois saindo pelo portão principal em comboio. Estima-se que ao menos 15 pessoas participaram do roubo. O delegado Kopke afirmou que os bandidos chegaram ao local por volta de 2h e permaneceram lá até por volta de 3h.

Surpresa. De acordo com trabalhadores de empresas vizinhas à Via Jap, nunca houve um roubo dessas proporções na região. Um funcionário de uma outra concessionária da rua disse que a Via Jap costuma funcionar em alguns domingos, mas permaneceu fechada no último fim de semana. Na segunda-feira e nesta terça-feira, no entanto, a loja abriu normalmente.

Entenda a ação

O roubo.  Por volta de 2h da última segunda-feira, um grupo de criminosos entrou no pátio da concessionária por meio de um lote vago vizinho ao espaço. De acordo com a polícia, eles permaneceram no local até por volta de 3h.  Chaves. Os bandidos arrombaram um contêiner onde estavam várias chaves dos veículos. Eles abriram o carros e fugiram em comboio pela rua Deputado Milton Sales, em direção à avenida Raja Gabaglia. Para isso, os cadeados do portão principal também foram destruídos. 

Descoberta. O crime só foi descoberto por funcionários da empresa na manhã desta segunda-feira. Por volta de 8h, eles chegaram para trabalhar, perceberam o crime e acionaram a polícia. Produtos. Também foram roubados da concessionária diversos pneus, um computador e um notebook. O grupo ainda danificou outros quatro carros de luxo. Os veículos tiveram vidros quebrados, a lateral e o paralamas amassados. Modelos.  Segundo o boletim de ocorrência da PM, foram levados seis Pajeros TR4; quatro caminhonetes L200 Triton HPE; três crossovers ASX; um Pajero Outlander; e um Lancer.

Sem prisões

Suspeitos. Até o fechamento desta edição, a Polícia Civil não havia confirmado a identificação de nenhum suspeito do roubo de carros, e nenhuma prisão havia sido realizada pelos agentes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave