Documentário sobre Sebastião Salgado está entre finalistas para o Osca

Coprodução entre Brasil, França e Itália, o longa acompanha as viagens do fotógrafo Sebastião Salgado, 70, enquanto ele realiza seu projeto mais recente, "Genesis"

iG Minas Gerais | da redação / folhapress |

Exposição com fotos de
Exposição com fotos de "Gênesis", de Sebastião Salgado, abre na terça no Rio foto SEBASTIAO SALGADO / DIVULGAÇÃO

O filme "O Sal da Terra", de Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders, é um dos 15 semifinalistas a disputar uma vaga no Oscar de melhor documentário.

Coprodução entre Brasil, França e Itália, o longa acompanha as viagens de Juliano com o pai, o fotógrafo Sebastião Salgado, 70, enquanto ele realiza seu projeto mais recente, "Genesis". O alemão Wim Wenders ficou a cargo de entrevistar Salgado.

O documentário foi escolhido a partir de uma lista de outros 134, da qual também o constava o brasileiro "Elena", de Petra Costa, que ficou de fora.

Entre os 15 selecionados estão "CitizenFour", de Laura Poitras, que acompanha a história do ex-analista da CIA Edward Snowden, e "Life Itself", de Steve James, sobre o crítico cinematográfico americano Roger Ebert.

Exibido no último Festival do Rio, em setembro, "O Sal da Terra" foi bastante aplaudido em Cannes. Na semana passada, também foi indicado ao Independent Spirit Awards, que premia produções cinematográficas independentes

Os cinco finalistas na categoria serão anunciados em 15 de janeiro. A cerimônia para a entrega do prêmio mais importante da indústria ocorrerá em 22 de fevereiro.

Veja o Trailer:

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave