STJD mantém pena, e mineiros perdem um mando de campo para 2015

Pleno do Tribunal julgou os incidentes ocorridos no clássico do dia 21 de setembro, pelo segundo turno do Brasileirão

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

ESPORTES  :  BELO HORIZONTE - MG - MINEIRAO  - ESPORTES - CRUZEIRO X ATLETICO  MG  . Campeonato Brasileiro serie A jogogo valido pela 23 rodada do Brasileirao 2014 . j Cruzeiro x Atletico mg . 
Foto : Joao Godinho  / O Tempo 21.09.2014
JOAO GODINHO/ O TEMPO
ESPORTES : BELO HORIZONTE - MG - MINEIRAO - ESPORTES - CRUZEIRO X ATLETICO MG . Campeonato Brasileiro serie A jogogo valido pela 23 rodada do Brasileirao 2014 . j Cruzeiro x Atletico mg . Foto : Joao Godinho / O Tempo 21.09.2014

Em novo julgamento, realizado nesta terça-feira, o STJD manteve a perda de um mando de campo para Atlético e Cruzeiro por causa dos incidentes ocorridos no clássico do dia 21 de setembro, no Mineirão. O jogo foi vencido pelo Atlético por 3 a 2, já no segundo turno do Campeonato Brasileiro. A multa de R$ 50 mil também foi confirmada. 

 

Após a decisão no Pleno do Tribunal, Raposa e Galo deverão cumprir a pena no Brasileirão de 2015. Em outubro, eles foram penalizados com a perda de mando de campo, além de multa do valor de R$ 50 mil. Os dois clubes foram denunciados com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por deixarem de tomar providências para prevenir desordens na praça de desporto, no caso o Mineirão. 

Árbitro da partida, Marcelo de Lima Henrique relatou ter ouvido estouros de artefatos explosivos, aos 41 minutos do primeiro tempo, que vieram do setor de divisão das duas torcidas. Na ocasião, cerca de cem cadeiras também foram destruídas pelos torcedores. A acusação de arremesso de objetos no gramado foi desqualificada. 

Assim, os times devem cumprir a pena na primeira rodada do Brasileirão do ano que vem. Neste temporada, o Cruzeiro ainda jogará no Mineirão, no próximo domingo, 7, contra o Fluminense. Na partida, a equipe receberá a taça pela conquista do Campeonato Brasileiro, garantida diante do Goiás, no dia 23 de novembro. Já o Atlético fez o último jogo em Belo Horizonte contra o Coritiba, pela 37ª rodada, no último fim de semana. No domingo, o Galo encara o Botafogo fora de casa, em Brasília. 

Leia tudo sobre: CruzeiroAtléticoclássicoconfusãoSTJDjulgamentodecisãopuniçãomando de campo