Cadastramento dos blocos de rua vai até 8 de dezembro

Os representantes dos blocos devem fazer o cadastramento pelo endereço eletrônico da Belotur até o dia 8 de dezembro; este ano, a previsão é que cerca de 200 blocos desfilem pelas ruas da capital mineira

iG Minas Gerais | Da redação |

Blocos agitam o carnaval de rua de BH: Blocos Cacete de Agulha, Queixinho, Rola Moça, Kabuloza e Caramelho Sundae
LÉO FONTES/O TEMPO
Blocos agitam o carnaval de rua de BH: Blocos Cacete de Agulha, Queixinho, Rola Moça, Kabuloza e Caramelho Sundae

A prefeitura de Belo Horizonte prorrogou a data para cadastramento dos blocos de rua que vão desfilar na capital mineira durante o Carnaval em 2015. Os representantes dos grupos devem cadastrar os blocos no endereço eletrônico disponibilizado pela Belotur:  www.carnavaldebh.com.br, até o dia 8 de dezembro.

As informações do cadastramento vão facilitar a organização e o planejamento das ações de apoio aos blocos, tais como fornecimento de banheiros químicos, fechamento de ruas, limpeza urbana e segurança.

Por meio do formulário online, o organizador do bloco de rua preencherá informações como: local detalhado de onde o bloco se apresentará, data e horário do desfile, estimativa de público de 2014 e previsão para 2015, percurso do desfile, dentre outros dados.

Este ano, a previsão é de que 200 blocos desfilem pelas ruas da capital mineira. Em 2014, 186 blocos foram cadastrados. A divulgação dos blocos de rua que vão desfilar no Carnaval BH 2015 só será realizada mediante autorização dos responsáveis.

O Carnaval de Belo Horizonte

Em 1897, alguns meses antes da inauguração da cidade, os operários que trabalhavam nas obras desfilaram fantasiados em carros pela região da Praça da Liberdade. No final da década de 40, iniciaram-se as batalhas de confetes e os bailes populares. É dessa época, o surgimento dos blocos caricatos e logo depois das escolas de samba.

Em 1980, o Decreto Municipal nº. 3.676/1980 oficializou o Carnaval de Belo Horizonte. O primeiro desfile foi realizado na Avenida Afonso Pena, local usado até 1990, quando a Prefeitura passou a promover somente bailes populares de Carnaval.

De lá para cá, os desfiles do Carnaval de BH já foram realizados na Avenida do Contorno; Via 240, no Bairro Novo Aarão Reis, e desde 2011 a folia acontece na Avenida dos Andradas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave