Santa Catarina vai se destacar no futebol brasileiro em 2015

Estado terá quatro representantes na elite do futebol nacional para a temporada de 2015

iG Minas Gerais | ANTÔNIO ANDERSON |

SC - SÉRIE B/AVAÍ X AMÉRICA-MG - ESPORTES - Comemoração do gol de Diego Felipe, do Avaí, em partida contra o   América-MG, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, no   estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), nesta terça-feira.   12/08/2014 - Foto: CHARLES GUERRA/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO
SC - SÉRIE B/AVAÍ X AMÉRICA-MG - ESPORTES - Comemoração do gol de Diego Felipe, do Avaí, em partida contra o América-MG, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), nesta terça-feira. 12/08/2014 - Foto: CHARLES GUERRA/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO

Faltando definir duas vagas do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, Santa Catarina já se destaca como o estado que mais conseguiu influência o novo mapa do futebol brasileiro para a próxima temporada. Além de Figueirense e Chapecoense, com o acesso de Joinville e Avaí, os catarinenses vão passar a contar com quatro representantes na elite nacional de 2015.

Se o Palmeiras não for rebaixado, São Paulo vai ter o maior número de clubes. Isso porque, com o acesso da Ponte Preta, o estado seria representado pelo time de Campinas, o alviverde, Santos, São Paulo e Corinthians. O Rio de Janeiro, por sua vez, terá três clubes na elite nacional. Sem o Botafogo, rebaixado para a Série B, mas com a volta do Vasco, o estado vai contar ainda com Fluminense e Flamengo.

Com o risco de rebaixamento de Vitória e Bahia, o Nordeste poderá ter apenas o Sport como representante na Série A em 2015. Na Série B, São Paulo também vai se destacar com o maior número de representantes. Serão três no total: Mogi Mirim, que subiu da Série C, Oeste e Bragantino. O Paysandu também está de volta a Segunda Divisão nacional bem com o surpreendente Macaé-RJ, campeão da Série C, e o CRB-AL. Minas Gerais será mais uma vez representada por América e Boa Esporte.

A temporada de 2014 terminou mal para as torcidas do América-RN, Icasa, Vila Nova-GO e Portuguesa, que no ano que vem vão disputar a Terceira Divisão nacional. A Série C do Nacional terá a participação de dois clubes mineiros: Tupi, que esteve bem perto de conseguir o acesso, e Tombense, campeão brasileiro da Série D. Também subiram Confiança-SE, Brasil de Pelotas e Londrina.

Fechando o novo mapa do futebol brasileiro para 2015, Crac-GO, Treze-PB, São Caetano, que já foi vice-campeão brasileiro e da Copa Libertadores, e Duque de Caxias não conseguiram fazer boas campanhas na Série C e terão de disputar a Série D na próxima temporada.