Poesia iluminada pela cidade

Coleção “Vagabundos Iluminados”, que será lançada hoje , reúne obras de seis poetas belo-horizontinos

iG Minas Gerais | Fábio Corrêa Especial para O TEMPO |

Influência. A efervescência cultural de Belo Horizonte inspirou as obras de seis poetas da cidade
RENATO SARIEDDINE ARAUJO
Influência. A efervescência cultural de Belo Horizonte inspirou as obras de seis poetas da cidade

Seis amigos, um destino: transformar em poesia as vivências adquiridas pelas vias, públicas e subjetivas, que perpassam Belo Horizonte e seus habitantes. Experiências múltiplas, capazes de gerar não menos que seis coletâneas poéticas, uma para cada autor: Rafael Fares, Marcos Sarieddine, Thiakov, Marcos Braccini, Vinikov e Rafael Ludicanti.

A coleção, que foi concebida em conjunto e batizada de “Vagabundos Iluminados”, em referência ao ícone beatnik Jack Kerouac, acaba de ser publicada pela Editora Aletria e terá lançamento hoje em Belo Horizonte. “Eles foram editores de si mesmos, tendo selecionado poemas que foram produzidos nos últimos dez anos e fechado o projeto gráfico, de forma bem independente. O trabalho da Aletria foi viabilizá-lo, com uma pequena revisão e a escolha da ordem dos poemas”, explica a coordenadora editorial Juliana Flores.

Em 2011, os seis já haviam lançado o livro “Exemplar Disponível ao Roubo”, com 80 poesias, sob o heterônimo coletivo Miguel Capobianco-Livorno.

Além da literatura, os seis autores também compartilham a vocação pela música e o protagonismo em manifestações culturais da cidade. The Dead Lover’s Twisted Heart, Orquestra Mineira do Brega e Junkie Dogs são algumas das bandas integradas pelos poetas – que também levam no currículo trabalhos solo e atividades de produção musical. Eles também fazem parte da Alcova Libertina, coletivo que possui um ateliê artístico, no bairro Santa Tereza, e organiza um dos principais blocos do recente Carnaval belo-horizontino.

Isso faz com que o coletivo esteja numa constante simbiose com Belo Horizonte. “É natural que essa efervescência cultural, com o Carnaval, a cena musical e o teatro, reflita-se nos poemas”, pondera Thiakov.

Para celebrar, os autores organizam hoje, às 19h, um sarau gratuito de lançamento no Espaço Cultural Casinha (rua Juiz de Fora, 114, no Barro Preto). Os livros estarão à venda e poderão ser adquiridos (R$ 20 cada ou R$ 80 para a coleção completa). Quem comparecer poderá conferir um recital com acompanhamento musical, tomar vinho e se divertir com a presença da repórter Ruth Bittencourt, personagem de Brisa Marques que estará “cobrindo” o evento. Ou melhor, “azucrinando a gente”, como promete Thiakov.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave