Produções premiadas e estreias são destaques

12ª edição da Mostra Udigrudi Mundial de Animação começa hoje e vai exibir cerca de 180 filmes em BH

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Longa-metragem. O filme “Até que a Sbornia Nos Separe”, de Otto Guerra, vai estrear no festival
MUMIA
Longa-metragem. O filme “Até que a Sbornia Nos Separe”, de Otto Guerra, vai estrear no festival

A vasta programação da Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia), que apresenta, a partir de hoje, cerca de 180 filmes, nacionais e estrangeiros, não deixa dúvida sobre a intensa produção do gênero na atualidade. De acordo com o curador Sávio Leite, a 12ª edição do evento, inclusive, é a maior já realizada e reúne uma diversidade de vertentes que poderão ser apreciadas tanto pelo público adulto quanto infantojuvenil, em diversos locais, como o Sesc Palladium, o Cine Humberto Mauro e o Museu Mineiro, entre outros.

“Além desse grande volume, nós temos uma programação de grande qualidade que está muito equilibrada. Antes nós costumávamos exibir as animações de forma mais aleatória. Desta vez, houve um cuidado maior e todas as mostras, especialmente as internacionais, estão muito fortes. Há filmes, como o ‘Boles’, de Spela Cadez, que concorreu ao Oscar e já ganhou mais de 40 prêmios no mundo todo”, ressalta Sávio Leite.

Um dos destaques das sessões voltadas às obras brasileiras é a retrospectiva dos filmes de Otto Guerra. Leite frisa Guerra e Arnaldo Galvão como os dois principais nomes desse segmento no Brasil. “No festival nós vamos homenageá-los com o lançamento do longa ‘Até que a Sbornia Nos Separe’, de Otto Guerra, e do documentário ‘O Cinema Animado’ de Arnaldo Galvão. No último, ele conta um pouco da história da animação no país”, acrescenta Leite.

Outro artista celebrado será o norte-americano Ben Pop. “Ele tem um trabalho muito interessante, criando animações em 16 mm”, diz.

Agenda

O quê. 12ª edição do Mumia

Quando. De hoje a 18/12

Onde. Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro) e outros lugares

Quanto. Entrada franca

Programação: mostramumia.blogspot.com.br/

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave