Em um ano, número de soropositivos com tratamento no SUS cresce 29%

Crescimento se deve à mudança de protocolo para oferta do medicamento: em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde estendeu o tratamento a todos os adultos infectados pelo vírus

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Reprodução
undefined

Entre janeiro e outubro deste ano, o número de pessoas que iniciaram tratamento com antirretrovirais no SUS (Sistema Único de Saúde) chegou a 61.221, número 29% maior em comparação ao mesmo período de 2013 (47.506).

O crescimento se deve à mudança de protocolo para oferta do medicamento: em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde estendeu o tratamento a todos os adultos infectados com o HIV, independentemente do estágio da doença e da contagem das células de defesa CD4 (células de defesa do organismo).

No protocolo anterior do SUS, os antirretrovirais só eram oferecidos a quem desenvolvia a Aids e tinha menos de 500 CD4 por milímetro cúbico de sangue. Em 2014, 37% dos novos pacientes tinham CD4 acima de 500, ou seja, não seriam contemplados pelo modelo anterior.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (1°) em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, que ainda lançou uma nova campanha por ocasião do Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrado hoje. Ao todo, 400 mil pessoas estão em terapia com antirretrovirais no SUS.

Números

De acordo com a pasta, 734 mil pessoas vivem com HIV e Aids hoje no país. Desse total, 80% foram diagnosticadas. O ministério aponta que a epidemia está estabilizada no país - a cada ano, são registrados 39 mil novos casos de Aids.

Na última década, houve queda da taxa de mortalidade por Aids: em 2004, foram registrados 6,1 casos de morte por cada 100 mil habitantes; em 2013, foram 5,7 casos para o mesmo universo.

Campanha

A campanha deste ano tem como foco o público jovem, além de material específico voltado para a população jovem gay e travestis. Com o slogan "#partiuteste", o objetivo é informar sobre prevenção contra o vírus da Aids, além de destacar que, uma vez confirmado resultado positivo, é importante iniciar o tratamento o quanto antes

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave