Combate à violência contra menores

Nova série da Record, que estreia nesta segunda, é baseada em histórias reais

iG Minas Gerais |


Bomtempo e Vilela vivem conselheiros tutelares na produção
Michel Angelo
Bomtempo e Vilela vivem conselheiros tutelares na produção

São Paulo. Dramas reais vividos por crianças e adolescentes inspiraram a nova série da Record, “Conselho Tutelar”, que estreia nesta segunda, às 23h.

A série mostra o cotidiano de um conselho tutelar do Rio de Janeiro que é liderado por Sereno (Roberto Bomtempo), um homem completamente dedicado a combater a violência contra menores de idade. “Ele é um veterano que tem real vocação para o que faz e que entrega a vida para ajudar os outros”, diz Bomtempo. “Ele age como um médico. É conselheiro 24 horas por dia. Se o celular tocar de madrugada, ele larga tudo para tirar a criança do perigo”, complementa.

A cada episódio, dois casos de crimes contra menores serão apresentados. Sereno se envolve neles com a ajuda da psicóloga Estér (Andréa Neves) e do conselheiro novato, César (Paulo Vilela). “César está no primeiro ano de trabalho. Então, ficam claras as diferenças entre eles”, diz Vilela.

Segundo Bomtempo, as histórias contadas em “Conselho Tutelar” têm função social. “Esse é o grande papel da série. Muitas pessoas não sabem o que faz um conselheiro tutelar. É um trabalho desconhecido. Eu mesmo não conhecia a realidade desse profissional. Depois dessa experiência, já usei o serviço de um conselho tutelar para alertar sobre atos de violência contra crianças”.

O episódio de estreia da série deve mostrar o drama de uma adolescente grávida que está em poder de traficantes, e a história de Vera (Lucinha Lins), uma respeitada médica que esconde um lado sombrio. “Ela maltrata a filha adotiva, e Sereno tenta provar para o juiz Carvalho (Paulo Gorgulho) que a menina sofre nas mãos da médica”, conta Bomtempo. “Essa história é inspirada no caso real de uma juíza que também maltratava a filha adotiva e que foi presa graças ao trabalho do conselheiro mais antigo do Rio, Heber Bôscoli”, revela o ator.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave