Arte e cultura na Gandarela

Mostra Gandarela Cultural 2014 traz variadas atrações às cidades de Belo Horizonte, Rio Acima e Sabará

iG Minas Gerais | Fábio corrêa |

Agenda. Geovanne Sassá se apresenta, hoje, às 20h, no Teatro Alterosa, pela Mostra Gandarela
Geovanne Sassá
Agenda. Geovanne Sassá se apresenta, hoje, às 20h, no Teatro Alterosa, pela Mostra Gandarela

A Mostra Gandarela Cultural 2014, que começa nesta segunda e vai até domingo (7), traz uma vasta programação artística e cultural às cidades de Rio Acima, Sabará e Belo Horizonte. Teatro, música, dança, circo, artes visuais e artesanato estão entre as dezenas de atrações do evento, que também conta com oficinas e uma mesa-redonda sobre cidades criativas.

O projeto é parte dos esforços do Instituto Gandarela de aproximar o público da arte – em Rio Acima, a instituição tem projetos que visam a conscientização artística e cultural da população da cidade.

Entre as principais atrações, a Mostra Gandarela irá apresentar montagens contemporâneas de peças de Shakespeare. “Hamlet”, da companhia londrina Shakespeare’s Globe, é o carro-chefe do evento, que será encenada nesta quarta (3), no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

Além de “Hamlet”, o dramaturgo e poeta inglês também estará representado por “Ricardo III” (montagem de Gustavo Gasparani e Sérgio Módena) e “Romeu e Julieta em Cordel”, de Aramis Andrade.

O que coloca Shakespeare ao lado de atrações populares como o Grupo Contadores de Estórias Miguilim e o espetáculo cênico-musical “Sinfonia de um Homem Só”, do mineiro Geovanne Sassá, é justamente o caráter popular e acessível das peças do dramaturgo britânico.

“Nos baseamos em espetáculos simples, com menos cenografia, até para conseguirmos trazer mais atrações e termos uma programação abrangente”, conta Rodolfo Vaz, diretor cultural do Instituto Gandarela e curador da mostra. “Essa montagem de ‘Ricardo III”, por exemplo, é praticamente uma aula sobre Shakespeare e abre muito a cabeça das pessoas para a obra dele”, explica.

Eclético. Nesta terça, a mostra irá organizar, às 15h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, a mesa-redonda com o tema “Cidades Criativas – Projetos e Desafios, Cultura e Transformação”.

Os cearenses do grupo Carroça de Mamulengos, atualmente residentes no Instituto Gandarela, apresentam na quarta (5), em Rio Acima, a peça circense “Seja Noite Seja Dia Viva o Palhaço Alegria”. Saindo da palco para o cozinha, o grupo realiza nesta terça (3), também em Rio Acima, uma oficina.

Durante a semana, exposições fotográficas e uma sobre bordadeiras estarão abertas, durante o dia, na Vila Gandarela.

E não para por aí: oficinas, intervenções, mostras de cinema e shows, como do Maria Bragança Quinteto, estão agendados: a maioria, de graça.

Agenda

Onde. Em diversos teatros de Belo Horizonte; na Vila Gandarela, em Rio Acima; na Vila Marzagão, em Sabará

Quando. Desta segunda a domingo (7)

Veja programação completa do evento em institutogandarela.org.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave