Grêmio perde para o Bahia e dá adeus à Libertadores

Gaúchos despencaram para a sétima posição na tabela, enquanto baianos ainda sonham com possibilidade de escaparem do rebaixamento

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

O Grêmio perdeu para o Bahia por 1 a 0 neste domingo (30) e já não pode se classificar para a Libertadores. Já o Bahia ainda sonha com a permanência na Série A do Brasileirão em 2015.

O Bahia começou o jogo fazendo pressão no Grêmio, sem deixar que o time gaúcho atacasse. A estratégia funcionou e, até os 25 minutos, somente o time da casa levava perigo ao adversário. Com a superioridade do Bahia e com a pressão de uma vitória para manter as chances de classificação à Libertadores, o time de Luiz Felipe Scolari parecia cada vez mais nervoso por não conseguir dominar o jogo.

Aos 28 minutos, o zagueiro Pedro Geromel, mal posicionado, teve que parar o atacante Henrique com uma falta violenta na entrada da área, que valeu o cartão vermelho. Porém, o sacrifício do zagueiro não teve resultado. Na cobrança de falta, o meia Rafael Galhardo bateu com categoria no ângulo do goleiro Marcelo Grohe para abrir o placar.

O Grêmio tentou voltar ao segundo tempo com mais força, mas com um jogador a menos, o time tinha dificuldades em superar o Bahia, que fazia boa partida.

Aos 20 minutos da segunda etapa, o time de Scolari melhorou de rendimento e passou a incomodar o goleiro Marcelo Lomba, que atuava com segurança.

O jogo seguiu com o Grêmio atacando e o Bahia se defendendo como podia. Aos 46 minutos o atacante Barcos ainda teve a chance de finalizar de dentro da área, mas não conseguiu vencer Marcelo Lomba, um dos melhores da partida.

Com a vitória, o Bahia fica com 37 pontos, a dois do Palmeiras, o primeiro que salva da degola. Já o Grêmio, com 60 pontos, caiu para a sétima posição e não pode mais se classificar à Libertadores.

BAHIA Marcelo Lomba; Roniery (Rafael Miranda), Lucas Fonseca, Titi e Pará; Fahel, Bruno Paulista, Rafael Galhardo (Feijão) e Rômulo; William Barbio (Jeam) e Henrique. T.: Charles Fabián.

GRÊMIO Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos (Everton) Ramiro, Luan (Werley) e Dudu (Erik); Barcos. T.: Luiz Felipe Scolari

Gols: Rafael Galhardo, aos 31 min do 1º tempo Cartões Amarelos: Fahel e Pará (B) ; Zé Roberto (G Cartoes Vermelhos: Pedro Geromel (B) Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)