Modelos usam lenços na passarela em prol da prevenção do câncer

Evento acontece até as 23h deste domingo (30) e tem como principal objetivo prevenir o câncer entre mulheres

iG Minas Gerais | LUCIENE CÂMARA |

Cidades - Belo Horizonte - MG
Minas Fashion World apoia prevencao de cancer em mulheres

Na foto: Ana Luiza Brasiel

FOTO: FERNANDA CARVALHO / O TEMPO - 30.11.2014
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Cidades - Belo Horizonte - MG Minas Fashion World apoia prevencao de cancer em mulheres Na foto: Ana Luiza Brasiel FOTO: FERNANDA CARVALHO / O TEMPO - 30.11.2014

Cerca de 300 modelos com lenços na cabeça subiram na passarela neste domingo (30) como forma de despir o preconceito e incentivar a prevenção do câncer entre mulheres, durante o Minas Fashion World, no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Entre elas, Ana Luiza Brasiel, 18, que faz tratamento de câncer de pelve há três anos, não chamou a atenção pelo acessório que esconde sua queda de cabelo, mas pelo testemunho de esperança que deixou no desfile.

A história dela virou o símbolo do evento, realizado pela primeira vez em Minas e no Brasil com o intuito não só de promover a moda, mas também a prevenção do câncer. “A doença não te impede de ter vida, é sofrido, mas tudo tem um jeito”, afirmou a jovem. Nessa demonstração de esperança, ela subiu à passarela certa de que a doença teve o propósito de fazê-la realizar o seu sonho. Ela conta que já tinha feito umas fotos, mas acreditava que a vida de modelo era um desejo distante.

"Sou o testemunho de que há males que vêm para bem. Dessa vez eu nem sofri muito com a quimioterapia. Parece que meu câncer voltou só para que eu pudesse realizar esse sonho”, relata. Enquanto fazia o tratamento contra o câncer, nos últimos meses, ela foi fotografada e recebeu aulas de passarela. O trabalho rendeu uma exposição de fotos e um vídeo que foi exibido no evento. Durante o Minas Fashion World, ela desfilou roupa produzida por alunos da Uni-BH. “Se eu tiver capacidade, quero seguir carreira”, relatou a jovem.

A diretora do Minas Fashion World, Aline Medlley, disse que escolheu Ana Luiza pela alegria que encontrou nela. “Ela tem esperança e brilho no olhar”, comentou. Ela explicou que objetivo do evento foi premiar os melhores estilistas de Minas e também incentivar o autoexame o diagnóstico precoce. “Prevenção não é só no Outubro Rosa, é o ano todo”, completou.

O evento

O Minas Fashion World ocorre das 11h às 23h deste domingo e reúne 20 lojistas, sete expositores, 300 modelos e cerca de 4 mil visitantes. Todos os participantes foram convidados a doar lenços, perucas, sutiãs com bojo e outros materiais. Cerca de 3 mil peças foram arrecadas e serão doadas ao Hospital Mário Penna, na capital.

Durante o evento, houve entrega do Troféu Melhores do Ano para os participantes. Eles foram escolhidos por meio de enquete feita pelos diretores do evento na internet. Além de lojistas, alunos de moda da Uni-BH apresentaram suas coleções.

Fashion World é um evento mundial de moda, que traz sempre um tema social como pano de fundo. Os diretores do evento em Minas pretendem organizar a ação também em outros países.  

Leia tudo sobre: minas fashion worldcancer