Joinvile é campeão e Avaí confirma acesso à primeira divisão

Mesmo perdendo, o time do sul garantiu o título da segunda divisão, enquanto o América-RN não conseguiu permanecer e foi rebaixado

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Oeste sai na frente e vence Joinville, mas não tirou seu posto de campeão
JEC - Joinville Esporte Clube Oficial Facebook/divulgação
Oeste sai na frente e vence Joinville, mas não tirou seu posto de campeão

O Joinvile perdeu para o Oeste, em Itápolis, no interior de São Paulo, por 1 a 0 neste sábado (29), mas garantiu o título da Série B do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com a derrota, o clube de Santa Catarina levou o título da competição com 70 pontos, já que a Ponte Preta apenas empatou em 1 a 1 com o Náutico, fora de casa, e ficou com 69 pontos.

O time de Campinas, no interior de São Paulo e mais antigo clube de futebol profissional do Brasil ainda em atividade, tentava ganhar o seu primeiro título de expressão - o que ainda não tem em seus 114 anos de história, mas viu o jejum prosseguir com o empate.

As duas equipes irão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro no ano que vem ao lado de Vasco - que já havia garantido a classificação na última rodada - e do Avaí, que derrotou justamente o time do Rio de Janeiro nesta última rodada por 1 a 0, em Santa Catarina, e confirmou a classificação.

Com a vitória do Avaí, América-MG e Boa Esporte - que também brigavam pelo acesso - continuam na Série B.

AMÉRICA-RN É REBAIXADO PARA A SÉRIE C A última rodada do campeonato também definiu o último rebaixado à Série C. Com Portuguesa, Vila Nova e Icasa já rebaixados, Bragantino, Oeste e América-RN brigavam para fugir da última vaga, mas o time do Rio Grande do Norte não conseguiu permanecer na segunda divisão.

Enquanto que Oeste conseguiu vencer o campeão da competição, o Bragantino foi a Natal e venceu o ABC por 2 a 0. O resultado rebaixou o rival do ABC, América-RN, que em Curitiba, foi derrotado pelo Paraná por 4 a 1 e acabou rebaixado à terceira divisão do futebol nacional.

Leia tudo sobre: JoinvilleOesteSérie B