Chevrolet Cruze 2015 ganha discreto face-lift

Mudanças nas versões hatch e sedã do médio se concentram na dianteira; pacote de itens de série é incrementado

iG Minas Gerais | Raimundo Couto |

Chevrolet Cruze 2015
Chevrolet/Divulgação
Chevrolet Cruze 2015

O modelo global mais vendido da marca Chevrolet, o Cruze comercializado com carroceria sedã e hatchback, ganha, para a linha 2015, uma sutil reestilização, que em termos visuais pode ser notada em sua parte dianteira. As alterações estéticas se concentram na grade bipartida com novos elementos estilísticos, sendo que na versão de maior valor, a LTZ, as barras são cromadas.

Os para-choques frontais ganharam novo desenho, assim como os suportes para farol de neblina. Outra novidade no renovado modelo é a introdução dos faróis DLR (luzes diurnas), que chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada. Novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ, fazem parte do pacote.

No quesito conveniência, o fabricante investiu em dotar o Cruze de itens para agregar valor e conforto para o motorista e os passageiros, como os vidros elétricos que agora são erguidos automaticamente, assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo. Há ainda, na configuração LTZ, acabamento diferenciado na forração dos bancos, portas e painel, que passam a ser revestidos em couro bicolor.

Equipamentos

Desde a configuração de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro. Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.

O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.

Mercado

Lançado no Brasil em 2011 como sedã, e no ano seguinte com a carroceria hatchback, o Cruze disputa um dos segmentos mais concorridos do mercado brasileiro, que traz na linha de frente dois rivais de peso. A liderança vem sendo alternada entre o Toyota Corolla e o Honda Civic, sendo que, atualmente com 6.326 unidades contra 4.030 do concorrente imediato, o Corolla mantém a dianteira. Em terceiro vem o Chevrolet, que ganha mudanças na linha para o ano que vem na tentativa de crescer sua participação de mercado, hoje em 3.550 unidades quando somadas as duas opções de carroceria oferecidas.

A marca não mexeu nos preços. Ficam entre os R$ 70,4 mil da versão LT hatch mecânico e os R$ 87,3 mil do sedã LTZ completo.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet

Leia tudo sobre: LançamentoChevroletCruzelinha 2015médiosedã médiohatch médioface-lift