Indenizações param ações de limpeza da lagoa da Pampulha

Prefeitura suspendeu licitação para complemento de revitalização

iG Minas Gerais | Camila Bastos |

Desperdício. Para prefeitura, não há como seguir com limpeza sem esgotos coletados
Lincon Zarbietti / O Tempo
Desperdício. Para prefeitura, não há como seguir com limpeza sem esgotos coletados

O processo de limpeza e de revitalização de um dos cartões-postais da capital, a lagoa da Pampulha, está emperrado por causa de imbróglios na Justiça. A licitação que a prefeitura coordena para selecionar a empresa que vai executar o serviço de limpeza está suspensa até que seja concluída a obra de interceptação de esgoto, que deveria ter sido entregue em outubro pela Copasa. Por nota, a empresa informou que as obras estão paralisadas em função de nove processos judiciais de desapropriação de 17 áreas.

A Copasa se comprometeu a coletar e interceptar 95% do esgoto despejado na lagoa da Pampulha até mês passado, com a implementação de 100 km de rede de captação. Conforme o órgão, as propriedades restantes totalizam 4% da obra. “Para implementar a rede, muitas vezes, um cano precisa passar dentro de uma propriedade, mas o dono continua tendo controle sobre o terreno. E alguns proprietários não concordam com o valor da indenização”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros (PV). A previsão é que a interceptação, após ser retomada, ainda leve cerca em três meses para ser concluída. A assessoria de imprensa da Copasa, no entanto, informou que não há prazo para o fim das obras.

Após a definição da empresa vencedora, o serviço pode levar até 30 dias para ser iniciado, e a previsão é que a limpeza seja feita em dez meses, de forma que o processo deverá ficar pronto até o início de 2016.

Tramites. O vice-prefeito contou que se reuniu com a diretoria da Copasa, na última quarta-feira, e ficou acordado que a companhia detalharia, em uma planilha, os casos que estão atrasando o processo. Segundo ele, algumas ações deles aguardam simplesmente o cumprimento de um mandado.

Lixo

Edital. A Sudecap divulgou nesta semana licitação para a limpeza diária da lagoa. Todos os dias, são recolhidas dez toneladas de lixo do local. No período chuvoso, o volume chega a 20 toneladas.

Flash

Limpeza. Foram retirados aproximadamente 800 mil m³ de sedimentos da lagoa da Pampulha durante o processo de desassoreamento, entre terra, metais pesados e matéria orgânica.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave