Estações do Move apresentam problemas nas portas automáticas

Passageiros usam as portas laterais abertas ara pular direto para as vias e para olhar se os ônibus estão chegando; BHTrans nega falta de segurança

iG Minas Gerais | FELIPE CASTANHEIRA |

Diversas estações do Move da Pedro I ficam com as portas aberta todo o tempo
Web Reporter / Mônica Nataly
Diversas estações do Move da Pedro I ficam com as portas aberta todo o tempo

Várias estações de embarque dos corredores do MOVE na Avenida Pedro I estão apresentando defeitos nas portas automáticas. A vendedora Mônica Nataly de Oliveira registrou diversas estações com o mesmo problema e flagrou o momento em que uma pessoa salta de uma das portas para evitar a rampa que dá acesso ao passeio.

Mônica questiona a segurança das estações e diz que já viu pessoas descendo da plataforma pelo lugar errado para economizar tempo e mesmo usando a porta lateral para entrar nas estações sem pagar.  "Acho um absurdo, gastaram um dinheiro enorme e depois da Copa já não tem mais quase nenhum funcionando direito", avalia. Ela também crítica a falta de manutenção das portas, já que percebe o problema há muito tempo, em diversos pontos da cidade.

O problema é confirmado por Fernando do Carmo Rios, funcionário de uma loja que fica em frente a uma das estações da avenida Pedro I, no bairro Santa Branca. "Já vi muita gente descendo pelas portas laterais", comenta.

Outro problema seriam as pessoas que colocam a cabeça para fora da estação para ver se o ônibus está vindo. As falhas nas portas automáticas se repetem também em estações das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos.

Questionada sobre a questão, a BHTrans informou que está testando o sistema de radiofrequência, implantado com o objetivo de aperfeiçoar o funcionamento de operação das portas das estações do Move.  Os testes  estão em andamento e sendo estendidos gradativamente a todas as estações dos corredores do MOVE.

Já sobre a segurança, a empresa de trânsito destacou que existem medidas para evitar acidentes, como a demarcação de uma faixa que delimita o espaço onde os passageiros devem permanecer.

Leia tudo sobre: MOveportasdefeito