PIB deve ter nova metodologia a partir de março, diz IBGE

Segundo o diretor do IBGE, o ano base será atualizado e passará a ser 2010; no caso das contas anuais, a base atual é 2000, sendo que no caso das regionais é 2002

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O diretor de pesquisas do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, disse que a divulgação do PIB do terceiro trimestre de 2014 foi a última com a base antiga. De acordo com ele, as datas de divulgação do PIB com as mudanças ainda serão definidas. A previsão, no entanto, é de que ocorrerá em março. As datas e os prazos serão divulgados de forma definitiva em dezembro.

Segundo o diretor do IBGE, o ano base será atualizado e passará a ser 2010. No caso das contas anuais, a base atual é 2000, sendo que no caso das regionais é 2002.

"O que estamos fazendo é a introdução de novas fontes de dados e de recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas por todos os países do mundo", afirmou o diretor. Há um esforço para que todos os países divulguem os dados com as novas recomendações entre 2014 e 2016.

A mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012. A divulgação prevista para março terá de seguir uma ordem, em que primeiro saem os dados anuais da série revista e, em seguida, das contas trimestrais. "Para rever a série trimestral, tem que fechar as contas anuais."

Leia tudo sobre: MetodologiacálculoPIBIBGEBrasilEconomia