Prazo para retificar IR termina nesta sexta

Se contribuinte corrigir erros, ainda dá tempo de entrar

iG Minas Gerais |

Rio de Janeiro. Quem errou no preenchimento da declaração de Imposto de Renda e, por isso, ficou com pendências com a Receita Federal, tem até nesta sexta para acertar as contas e garantir a inclusão no último lote de restituição, que será liberado no dia 15 de dezembro.

Caso seja identificada alguma inconsistência, a declaração fica na chamada malha fina até que os problemas sejam resolvidos. Segundo especialistas, por vezes um simples erro de digitação pode fazer com que o documento seja retido.

O processo de retificação é semelhante ao da entrega da declaração. O Fisco permite que o procedimento seja feito até cinco anos depois da entrega.

O prazo que termina nesta sexta-feira vale, no entanto, para que o contribuinte consiga receber a restituição ainda em dezembro.

Desde junho, o Fisco já liberou seis lotes de restituição, referentes à declaração deste ano.

O último, pago no dia 15 de novembro, beneficiou cerca de 2,1 milhões de contribuintes, que receberam R$ 2,3 bilhões. A última etapa, em dezembro, deve contemplar também quem deixou a entrega para a última hora.

A previsão é que a consulta ao último lote esteja disponível no dia 8 de dezembro. O dinheiro da restituição fica disponível no banco durante um ano.

Como checar

Passo a passo. Para saber se há algum erro na declaração, entre no site da Receita, informe o CPF. Ou ligue para o Receitafone: 146.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave