Av. Alvarenga Peixoto é alvo de melhorias

Após vandalismo, avenida localizada no bairro Amazonas passa por processo de intervenções em seu entorno, modernização e paisagismo

iG Minas Gerais |

Alvarenga Peixoto. 
Avenida localizada no bairro Amazonas foi alvo de vandalismo e passa por reformas
pmc/divulgação
Alvarenga Peixoto. Avenida localizada no bairro Amazonas foi alvo de vandalismo e passa por reformas

Na quinta-feira (27), a Conparq refez o paisagismo na avenida Alvarenga Peixoto, no bairro Amazonas, com o plantio de novas flores nos gradis. O local havia sido danificado no início do mês. A Prefeitura Municipal de Contagem (PMC) alerta sobre a importância da conscientização da conservação do novo paisagismo. “Caso percebam alguma ação irregular, moradores e comerciantes devem acionar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar”.

Foram realizadas intervenções em toda a sua extensão, além de modificações nas ruas do entorno, como a abertura da rua Juca Flávio. A Alvarenga Peixoto é um dos principais acessos entre as regiões Industrial, Riacho e os municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo e Brumadinho. As intervenções feitas na via visam garantir mais fluidez no trânsito, reduzir gargalos e trazer mais segurança para motoristas e pedestres.

Em setembro, iniciou-se a primeira etapa, com a remoção de canteiro central, plantio de palmeiras, gradil com floreiras, instalação de passagens elevada para pedestres e completa sinalização e semaforização na via. O prefeito de Contagem, Carlin Moura, ressalta a importância das obras. “Estamos realizando obras por toda a cidade. A avenida Alvarenga Peixoto é uma das mais importantes do município. As intervenções visam transformá-la numa avenida moderna, com um trânsito mais ágil e segurança para motoristas e pedestres”.

A Transcon fará uma ação de conscientização com os motoristas e pedestres na região, com o objetivo de informar sobre a preferência nas faixas de pedestres e as alterações no trânsito. Além disso, a prefeitura fez a remodelação do trânsito nos dias de feira, trazendo mais segurança e organização para o local.

Parceria com a comunidade

Segundo a PMC, as intervenções foram definidas após amplo debate com a comunidade, envolvendo também vereadores da região, incluindo a realização de uma audiência pública na Igreja Cristo Rei, com a participação de cerca de 200 pessoas. A dona de casa Tairine Jéssica Pereira aprova as intervenções. “O estreitamento do canteiro central permitiu que a avenida fosse ampliada e melhorou o fluxo do trânsito, principalmente nos horários de picos. Acho importante que o local mantenha uma área verde com instalação de jardim. Melhorou o trânsito e deixou a via mais bonita”.

Além das melhorias no trânsito, a ação da prefeitura visa revigorar a Feira do Amazonas, umas das principais feiras de Contagem. As intervenções buscam resolver também um dos antigos problemas da região, que é o fluxo do trânsito em dias de feira. “As ações realizadas em sintonia com a população buscam organizar a circulação da avenida, que está saturada e comprometida há anos”, cita o coordenador geral da Transcon, Leonardo Reis. Em contrapartida às obras, a prefeitura realiza o plantio de cerca de 130 árvores na região. Segundo o presidente da Conparq, José Carlos Gomes, a população também pode contribuir na arborização da cidade. “Os moradores que tiverem interesse em fazer o plantio de uma árvore em sua calçada podem entrar em contato com a Conparq, pelo telefone 3911-7960”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave