Da cor do pecado

Atenção,atenção: última chamada para o bronzeado perfeito. Siga as dicas e boa viagem!

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Na hora de comprar o filtro solar, verifique no rótulo se ele tem proteção contra os raios UVA e UVB
St. Tropez/divulgação
Na hora de comprar o filtro solar, verifique no rótulo se ele tem proteção contra os raios UVA e UVB

Se você é dessas que, quando arruma as malas para a praia, só consegue calcular quantas horas serão necessárias para conseguir o bronze sonhado, então papel e caneta na mão para anotar o caminho das pedras e se esticar ao sol de forma segura. Exibir a pele dourada nunca sai de moda – estão aí as temporadas de moda que desfilaram uma pele bronzeada para provar –, mas é preciso cuidado. Aliás, sabemos que encarar a maratona solar na areia não é uma tarefa fácil. Manter o bronze, tampouco. É nessa época também que a nossa pele se resseca facilmente e implora por dosagens extras de hidratação. Por isso, selecionamos passos preciosíssimos pra você caprichar no corpo dourado. Vamos lá? Pra dar e vender Anote para não se esquecer: se quer ficar morena por mais tempo, é preciso se hidratar. “É aconselhável o uso de produtos com fórmulas específicas para repor as vitaminas perdidas com a exposição ao sol, momento em que a pele pede hidratação profunda. Aconselha-se usar produtos com efeito calmante e refrescante”, ensina Joana Miranda, gerente de desenvolvimento de produtos para rosto e proteção solar da Natura. De acordo com Aline Araújo, cosmetóloga e responsável técnica da Adcos, a hidratação no pós-sol evita o aspecto de barata descascada e mantém e tonalidade. “Pode abusar de loções, especialmente para uso após a exposição ao sol, que mantêm o bronzeado e hidratam a pele ao mesmo tempo”, aconselha. Tá permitido Sem chance achar que torrar ao sol vai lhe dar a cor desejada. Para não perder os demais dias de praia, Aline Araújo explica que o bronzeamento saudável é se expor em pequenos períodos durante o dia nos horários em que é permitido – antes das 10h e após as 16h. “Se o objetivo é ter cor na pele, é importante usar bronzeadores que já possuem FPS mais baixo. Mas no rosto é fundamental usar sempre o filtro solar e replicá-lo a cada duas ou três horas”, ensina. Sem manchas Se você quer exibir marquinha de sol, que seja só a do biquíni, ok? Para evitar manchas, o truque é espalhar bem o filtro ou bronzeador de forma homogênea e com movimentos circulares. “Para garantir a proteção da pele, é aconselhável aplicar o protetor solar generosamente, de forma uniforme, na pele seca e limpa a cada duas horas”, ensina Joana Miranda, gerente de desenvolvimento de produtos para rosto e proteção solar da Natura. Carinha de bebê Quando o assunto é rosto, todo cuidado é pouco. Nem ouse usar bronzeador solar, principalmente tratando-se de uma pele supersensível. Opte também pelo incolor O mais bacana é que hoje existem vários tipos de protetores solares que atendem a necessidade do rosto. Hoje, “o protetor vem com características de adaptação para os diferentes tipos de pele. Alguns possuem ativos que diminuem o sebo da pele oleosa, e outros, com composição anti-inflamatória beneficiam quem tem acne e assim criam o hábito de o consumidor passar o filtro no rosto”, explica Aline.

De dentro pra fora

Parece papo de médico, mas não é. Tomar água e equilibrar a alimentação são dicas preciosíssimas pra manter a pele hidratada e, o melhor, são fortes aliados para o bronzeado perfeito. “É importante ingerir alimentos que contêm vitamina A e betacaroteno, que servem como refletores parciais dos raios UVA e UVB. Mas o ideal é que sejam consumidos pelo menos uns 20 dias antes da exposição ao sol em uma praia, por exemplo”, explica Felipe França, nutricionista biomolecular da clínica Be Light Estar Bem. Então, na hora de fazer compras, invista em folhas verdes, ricas em betacaroteno (couve, espinafre e brócolis), e em alimentos de cores alaranjadas, que possuem vitamina A (cenoura, laranja, pêssego e manga).

Bronze express

Quer dar um upgrade na tonalidade? A dica é investir nos autobronzeadores. Na verdade, eles são indicados para quem não tem tempo ou não gosta de ficar no sol mas aqui a gente indica usar principalmente naqueles dias em que você está sentido o bronzeado ir embora. Outra opção é investir dos produtos com função bronzeadora no rosto para equilibrar com o corpo dourado. “Além de dar um brilho especial à pele, o bronzer ajuda a homogeneizar os tons do rosto e do corpo. Várias marcas têm uma linha bronzer, e a maioria inclui base, pó, blush e iluminador. Eles podem ser perolados e dourados ou na versão opaca, para quem não adere ao brilho”, explica a maquiadora Kakau Lopes, do Lutt & Kakau Beauty Space.

Receita infalível

Quer uma receita tiro e queda para manter o bronzeado de forma duradoura e saudável? Pelo menos uma vez ao dia, vale a receita do nutricionista Felipe França. “Coloque no liquidificador uma laranja, uma folha de couve, 200 ml de água de coco, uma cenoura média, uma colher de gengibre e três 3 folhinhas de hortelã. Bata com bastante gelo e pronto”, ensina.

De olho no rótulo

Na hora de comprar o protetor solar, saiba que agora você precisa prestar mais atenção do que simplesmente no FPS (Fator de Proteção Solar). Desde junho deste ano, entrou em vigor a nova legislação para proteção solar nos países do Merscosul. Traduzindo em miúdos, é preciso observar se o rótulo do filtro diz que o grau de proteção também é contra as radiações UVA e UVB, que causam envelhecimento precoce da pele, alergias e, nos piores casos, o câncer de pele. “A nova legislação altera o valor mínimo do FPS de 2 para 6; e o FPS máximo permitido aumenta para 99. Outra mudança refere-se à proteção contra a radiação UVA, que deve ser de no mínimo um terço do valor do FPS. Ou seja, se o produto tiver FPS 30, a proteção UVA mínima deve ser de 10 para que produto seja aprovado para o mercado”, explica Christine Botto, responsável pelo segmento de proteção solar de marketing de Personal Care da Basf para América do Sul. Recado dado, basta prestar atenção no produto que está levando para a casa.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave