A sacra exploração da religiosidade alheia

Inspirada em texto de Dario Fo, espetáculo “Mistério Buffo” é atração do Festival Mundial de Circo

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

La Mínima quis comemorar seus 15 anos com uma peça do italiano Dario Fo
Carlos Gueller/divulgação
La Mínima quis comemorar seus 15 anos com uma peça do italiano Dario Fo

As representações cênicas de histórias bíblicas costumam se restringir aos feriados santos e acessa uma imaginário coletivo, como ocorre com a Paixão de Cristo, durante a Semana Santa. No entanto, alguns artistas optam por transgredir a natureza do livro sagrado, para compor obras que podem flertar com a polêmica. É o caso de “Mistério Buffo”, da dupla de palhaços La Mínima, atração no Cine Theatro Brasil, em parceria com o Festival Mundial do Circo.

A peça se inspira em quatro monólogos escritos pelo italiano Dario Fo, um dos artistas mais celebrados do teatro no século XX. A comédia apresenta uma visão crítica de temas atuais como a exploração do culto às celebridades e a ganância pelo dinheiro a partir do ponto de vista do povo. A montagem adapta a teatralidade do autor italiano à linguagem circense dos palhaços. “É um espetáculo que trata da exploração da fé, sem julgar nenhuma religião”, aponta Fernando Sampaio, um dos palhaços da dupla.

Talvez por isso, a temática religiosa do trabalho não tenha rendido nenhum tipo de polêmica, desde sua estreia, em 2012. “Quando estreamos, ficamos quatro meses em cartaz, num teatro frequentado por gente de todo tipo e não tivemos nenhuma reclamação. A única carta que recebemos foi de um senhor muito religioso que dizia ter gostado muito da peça e que, por conta disso, levou seu pai, que também tinha se divertido muito com o espetáculo”, garante Sampaio.

O trabalho foi montado como comemoração dos 15 anos de trajetória da companhia paulista. “Nós queríamos ingressar nesse universo do bufões e investir em um trabalho mais complexo, menos ingênuo que alguns de nossos espetáculos anteriores. Por isso escolhemos o Fo”, completa Fernando Sampaio.

Serviço. “Mistério Buffo”, amanhã, às 21h, e domingo, às 19h, no Cine Theatro Brasil (rua dos Carijós, 258, centro). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave