Operação Natalina vai ter reforço de mais de 120 PMs

Ação começará nesta sexta-feira (28), em todas as áreas da cidade e permanecerá até o início de janeiro; trabalho será preventivo, para inibir crimes durante o período

iG Minas Gerais |

Novos policiais começam a trabalhar nesta sexta (28) nas principais áreas da cidade
João Lêus
Novos policiais começam a trabalhar nesta sexta (28) nas principais áreas da cidade

Com a chegada do fim de ano e o aumento do fluxo de pessoas para as compras, o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Para atender à demanda e oferecer mais segurança para a população, 122 soldados vão se juntar aos policiais da cidade para a Operação Natalina deste ano, que começa nesta sexta-feira (28). Outros sargentos devem chegar nos próximos dias.

O lançamento acontecerá às 15h, na praça Tiradentes, no centro, e contará com a presença do comando do 33ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) da cidade, autoridades do municípios e representantes do comércio.

De acordo com o 33º BPM, os 122 policiais serão divididos por todas as áreas de companhias da cidade. “Cada área vai receber um determinado número de policiais, que será definido de acordo com as características de cada local, como o tamanho do comércio e as incidências de crimes. Toda a cidade será beneficiada, tanto a área central como as outras”, explicou a assessoria do batalhão. Os policiais irão transitar a pé, para ter um contato mais direto com a população. “Com isso, alguns projetos, como a Rede de Comerciantes Protegidos, vão ter esse reforço, porque o policiamento será preventivo”.

Os policiais vão dar dicas de segurança à população, por meio da distribuição de panfletos, sobre como se precaver durante as compras.  

Positivo O empresário Eduardo Garcia Gonçalves, que tem uma farmácia de produtos homeopáticos no centro da cidade, elogiou o reforço de militares na cidade durante o período de Natal. “Nesta época, o índice de criminalidade cai muito na região Central, pois a sensação de segurança aumenta significativamente com a presença de mais policiais nas ruas. Isso inibe a ação de marginais, que estão cada vez mais ousados graças à impunidade. O reforço é bem-vindo”, avaliou o comerciante.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim, José Barboza, o comércio da cidade e o cidadão saem ganhando. “Será uma ação não só no centro, mas também nas outras regiões. Isso, certamente, vai inibir os crimes neste período de fim de ano”, salientou. Parte desses policiais continuará na cidade até fevereiro, quando será realizada a operação Férias Seguras.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave