Outubro fecha 151 postos de trabalho na cidade

Mesmo em ritmo menor que no mês anterior, queda na geração de empregos formais gerais na cidade continua

iG Minas Gerais | José Augusto Alves |

Até o comércio registrou saldo negativo na geração de empregos
Alex Douglas
Até o comércio registrou saldo negativo na geração de empregos

Pelo sétimo mês seguido, o saldo do número de empregos gerados na cidade ficou no vermelho. Após forte queda em setembro, quando foram fechados 823 postos de trabalhos – pior resultado do ano –, outubro diminuiu o ritmo de queda, mas, mesmo assim, fechou com saldo negativo de 151.

Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 4.270 pessoas foram demitidas na cidade, contra 4.119 admissões. Em relação a outubro de 2013, o resultado  também foi negativo. No ano passado, nesse mesmo período, o saldo entre admissões (4.789) e demissões (4.494) ficou em 275 vagas geradas.

Neste ano, a indústria continua desempregando. Foram fechados 106 postos de trabalhos no município. Diferente dos três meses anteriores, em que apresentou resultados positivos, o comércio também fechou no vermelho. O saldo (-79) foi o resultado de 874 demissões e 795 admissões. Já a construção civil fechou com 11 empregos a menos.

Na outra ponta, está o setor de serviços, que fechou com o melhor resultado do mês. Segundo o Caged, foram gerados 40 empregos formais no setor na cidade. “Será preciso tomar medidas mais eficazes para que a economia volte a crescer e a atrair investimentos”, avaliou o professor de economia aplicada e economia empresarial Raul Duarte Neto, da Fundação Getúlio Vargas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave