Chuva deve permanecer em BH e região metropolitana até domingo

Após isso, a previsão é que o sol volte com mais força e o tempo se estabilize; alerta de chuva emitido pela Defesa Civil estima volume de 30 a 40 milímetros nesta quinta

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Defesa Civil alerta para pancadas de chuva em Belo Horizonte
Alex de Jesus
Defesa Civil alerta para pancadas de chuva em Belo Horizonte

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu nesta quinta-feira (27) o alerta para ocorrências de chuva na capital com volume estimado entre 30 a 40 milímetros. O que não significa necessariamente que choverá pouco ou muito, segundo o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima - PUC Minas, Eriberto dos Anjos. "O que vai determinar isso é a duração da chuva. Uma chuva fraca, por exemplo, mas que dura duas horas, pode causar grandes estragos como alagamentos", explicou. O alerta é válido até as 8h desta sexta-feira (28).

Ainda segundo o meteorologista, as chuvas esperadas para esta quinta em Belo Horizonte e região metropolitana são de fracas a moderadas, e devem ocorrer mais no fim da tarde e à noite, como tem acontecido nos últimos dias. A previsão é que chova também durante o fim de semana, pelo menos até domingo (30), mas até lá, a tendência é que se diminua a incidência de chuva.

O mesmo deve acontecer em todo o Estado, inclusive, as regiões Noroeste e o Triângulo Mineiro no Estado já registram chuvas no início desta tarde.

Um dos benefícios do período chuvoso é a a estabilização da umidade relativa do ar, que recuperou o seu status de ideal, atualmente, em cerca de 60%. Desta quinta até domingo, as temperaturas devem se manter estáveis, em torno dos 26°. Após o fim de semana, a previsão é que pare de chover e o sol volte a ficar mais forte.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave