Times grandes de São Paulo ficam sem título pela 1ª vez desde 1933

No ano de 2014, o único time do futebol paulista que se consagrou campeão foi o Ituano, que faturou o estadual em abril

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

O São Paulo era o único time paulista que ainda lutava por um título em 2014
Rubens Chiri/saopaulofc.net
O São Paulo era o único time paulista que ainda lutava por um título em 2014

A queda do São Paulo na Copa Sul-Americana na noite de quarta-feira (26), após derrota nos pênaltis para o Atlético Nacional (COL), na semifinal, acabou com a possibilidade de um time considerado grande do Estado ganhar um título na temporada.

Esta é a primeira vez, desde 1933, quando o futebol se tornou profissional, que as equipes grandes do Estado (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos) passam o ano em branco.

Esses quatro clubes não foram capazes de vencer nem o Campeonato Paulista 2014. O título ficou com o Ituano, que bateu o Santos na final. Nas edições anteriores do Estadual, quando uma equipe de menor expressão venceu, um dos quatro teve ao menos um sucesso a nível nacional.

Em 1986, por exemplo, a Inter de Limeira ficou com o título paulista. O São Paulo, por sua vez, foi campeão do Brasileiro ao bater o Guarani na decisão. Em 1990, o Bragantino levou o Estadual, enquanto o Corinthians ganhou o Nacional --bateu o São Paulo na final.

Em 2002, o Paulista não contou com os times grandes, que disputaram o Torneio Rio-São Paulo. O Ituano foi campeão estadual. O Corinthians levou a competição interestadual, enquanto o Santos venceu o Brasileiro.

Dois anos depois, uma nova equipe surpreendeu no Paulista: o São Caetano ficou com a taça. O Santos salvou a reputação dos grandes ao levar o título do Campeonato Brasileiro de 2004.

O ano de 2014 já começou em baixa para os paulistas na Libertadores. Nenhum time do Estado participou do principal torneio internacional do continente.

O São Paulo esteve perto do título do Brasileiro, mas não conseguiu acompanhar o Cruzeiro. Faltando duas rodadas para o fim da competição, o time mineiro já é o campeão com 76 pontos. O time tricolor é o segundo, com 69.

O Corinthians, terceiro no Brasileiro com 66 pontos, chegou até as quartas de final na Copa do Brasil, mas parou no Atlético, campeão após derrotar o arquirrival Cruzeiro na decisão. O Santos é hoje só o 11º na tabela do Brasileiro, enquanto o Palmeiras, 16º na classificação, ainda luta contra o rebaixamento.

Leia tudo sobre: sao paulocopa sul-americanacorinthians santosituanopalmeiras2014