Atlético quebra jejum e conquista 1º título nacional desde 1971

Antes do título contra o Cruzeiro, a melhor participação do clube na Copa do Brasil havia sido em 2000 e 2002

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Atleticanos fizeram a festa com a conquista inédita
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Atleticanos fizeram a festa com a conquista inédita

Com a conquista da Copa do Brasil dessa quarta-feira (26), o Atlético quebrou um jejum de 43 anos sem ganhar um título nacional. O último e único até então havia sido em 1971, quando venceu a primeira edição do Campeonato Brasileiro.

Na oportunidade, o Atlético sagrou-se campeão após somar mais pontos no triangular final que contava também com São Paulo e Botafogo. A equipe venceu os dois jogos por 1 a 0.

Antes do título contra o Cruzeiro, a melhor participação do clube na Copa do Brasil havia sido em 2000 e 2002, quando foi eliminado na semifinal. Na primeira, parou no São Paulo. Dois anos depois, o algoz foi o Brasiliense.

A equipe mineira também desperdiçou chances de ser campeã do Campeonato Brasileiro. Em 1977, quando tinha o melhor time do Brasileiro, perdeu o título nos pênaltis para o São Paulo, em pleno Mineirão. Três anos depois, a derrota na final do Nacional foi para o Flamengo.

O clube só conseguiu exorcizar a fama de pé frio no ano passado. E foi com uma conquista internacional: venceu a Taça Libertadores da América. Neste ano, ganhou a Recopa Sul-Americana.

Entre o Brasileiro de 1971 e a Libertadores de 2013, o clube ganhou títulos sem expressão. Foi diversas vezes campeão mineiro e da extinta Copa Conmebol em 1992 e 1997, além de outros torneios amistosos.

Leia tudo sobre: atleticofimjejumtitulonacionalcopa do brasil