Por vaga na Libertadores, gaúchos vão torcer por título do Cruzeiro

A conquista celeste na Copa do Brasil abriria mais uma vaga no G4 do Brasileiro, já que o time estrelado é o campeão nacional e está garantido no torneio internacional em 2015

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Geromel é um dos jogadores do Grêmio que está torcendo pelo Cruzeiro
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Geromel é um dos jogadores do Grêmio que está torcendo pelo Cruzeiro

O Cruzeiro terá nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão, a difícil missão de reverter uma vantagem de 2 a 0 do Atlético, para faturar o quinto título da Copa do Brasil. E se depender da torcida do Internacional e do Grêmio, é a Raposa que vai faturar a taça.  Afinal os gaúchos querem se classificar para a Libertadores de 2015 e a conquista cruzeirense traria mais chances aos dois times.

Como o Cruzeiro já conquistou o Campeonato Brasileiro deste ano, o time de Marcelo Oliveira está garantido no torneio internacional de 2015. Sendo assim, se também conquistar a Copa do Brasil, a equipe estrelada se classificaria para a Libertadores através do torneio nacional e isso abriria mais uma vaga no G4 do Brasileiro, que se tornaria G5.

No caso do Grêmio, que ocupa o sexto lugar no Brasileirão, com 60 pontos, o triunfo celeste nesta quarta traria mais esperança ao time de Felipão, para voltar à disputa por uma vaga na Libertadores. As derrotas nas duas últimas rodadas do nacional – para Cruzeiro e Corinthians- deixaram o Tricolor Gaúcho mais distante do G4, e por isso, a equipe vai torcer pelos cruzeirenses, como afirma o zagueiro Pedro Geromel.

“Com certeza, a gente não depende só da gente, vamos torcer para que eles (Cruzeiro) vençam, pra que assim aumente as nossas possibilidades de classificar. Nosso objetivo o ano todo sempre foi esse (Libertadores), está chegando no final e a nossa situação ficou um pouco complicada. Mas enquanto tivermos esperança, vamos torcer”, declarou o defensor.

No caso do Inter, a situação é um pouco mais cômoda. O Colorado está em quarto lugar no Brasileirão e depende apenas dele para se classificar ao torneio. Porém se manter a posição, a equipe de Abel Braga se classifica para a pré-Libertadores, fase eliminatória da competição. Por isso os jogadores vão torcer pela conquista celeste, para que o G4 vire G5 e o time garanta uma vaga direta, na fase de grupos da competição.

“Com certeza, isso seria o melhor (o título do Cruzeiro). Pensamos nisso. É melhor garantir a vaga direta. Se o Cruzeiro ganhar e isso irá nos favorecer, com certeza, vou torcer”, garante o goleiro Alisson.

G4 pode virar G3 – Além de torcer pela Raposa nesta quarta-feira, os gaúchos também terão que ficar de olho no jogo do São Paulo, que será no Morumbi, às 22h, contra o Atlético Nacional, pela semifinal da Sul-Americana.

As equipes do sul terão que torcer por uma eliminação do time de Muricy Ramalho, já que se o São Paulo faturar a Sul-Americana, o G4 do Campeonato Brasileiro se tornará G3 - pois a equipe paulista ocupa o segundo lugar no nacional e também já está garantido na Libertadores. Isto porque pelas regras da competição, um mesmo país não pode ter seis representantes no torneio, a exceção é apenas quando o time local fatura o título.

Por exemplo, como o San Lorenzo (ARG) é o atual campeão da Libertadores, já tem vaga garantida no torneio do próximo ano, sendo assim, a Argentina terá seis representantes em 2015.

 

Leia tudo sobre: cruzeirocopa do brasilinternacionalgremioatleticog4libertadoressao paulosul-americana