Cirurgia para mudar a voz é a última moda entre os chineses

Procedimento antes era usado apenas em casos de pessoas que mudaram de sexo

iG Minas Gerais |

Tendência. Após cirurgia de mudança de sexo ou simplesmente para ficar com o tom da voz mais de acordo com o desejado, chineses fazem procedimento nas cordas vocais
Alexander F. Yuan
Tendência. Após cirurgia de mudança de sexo ou simplesmente para ficar com o tom da voz mais de acordo com o desejado, chineses fazem procedimento nas cordas vocais

Pequim, China. As pessoas na China estão passando por cirurgia de risco, em busca de uma voz mais masculina ou mais feminina. Operações de voz são a última tendência no ramo da cirurgia plástica. Os médicos oferecem o procedimento devido à enorme demanda que começou a se alastrar nos últimos anos.

Várias clínicas já oferecem às pessoas a cirurgia – o que era tradicionalmente realizado apenas em pacientes submetidos a uma mudança de sexo. Apesar dos enormes riscos, que envolvem até a perda total da voz ou pneumonia, os pacientes dizem que vale a pena. Os acadêmicos relatam que o aumento significativo desse procedimento mostra a pressão que o povo chinês sofre para estar dentro dos padrões e conformidades de estereótipos de gênero masculino e feminino.

Lu Xiang, paciente de 23 anos que fez a cirurgia, disse que sempre foi ridicularizado por ter a voz feminina, mesmo sendo um homem: “Por muitos anos, meus colegas zombavam de mim por causa da minha voz, me chamando de marica”, disse aos jornalistas do portal Global Times.

“Eu nunca consegui arrumar uma namorada também. As mulheres não me veem como um homem de verdade e, em vez disso, me tratam como um amigo”. A voz de Lu sempre foi confundida com a de uma mulher em seu trabalho como operador de call center. Os colegas de trabalho também acreditavam que ele era gay pelo som de sua voz. Mesmo com os riscos em potencial, ele decidiu encarar a cirurgia para ganhar uma voz mais grave e masculina. O procedimento envolve um corte em um segmento de cartilagem da laringe seguido de injeção de botox em suas cordas vocais.

Botox na corda vocal. Dr. Alasdair Mace, cirurgião do Charing Cross Hospital, em Londres, disse que o botox faz com que as cordas vocais tornem-se mais curtas e mais soltas, dando tom grave à voz. Ele ainda comentou que faz apenas duas cirurgias por mês com essa finalidade e, em geral, em pacientes que sofreram mudança de sexo ou que possuam defeitos nas cordas vocais – também chamadas clinicamente de “pregas vocais”. Ele disse que o caso de Lu é incomum e, de fato, pode prejudicar em relacionamentos, visto que as mulheres esperam que um homem tenha voz grossa logo após a puberdade, provocado pela ação do hormônio testosterona.

A injeção de botox é um procedimento temporário, funcionando por um período de 3 a 6 meses apenas, o que obriga os pacientes a retornarem ao consultório muitas vezes ao longo dos anos. Existe um risco de as cordas ficarem paralisadas, o que estimula infecções potencialmente graves ao pulmão.

Huang Yideng, médico do Exército Popular de Libertação, disse que realizou mais de 200 cirurgias ao longo de quatro anos em homens que queriam a voz com som mais viril.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave