Temperatura do país pode subir até 8ºC

Sudeste e Centro-Oeste teriam redução do período de chuvas

iG Minas Gerais | Da redação |

Na previsão, Sudeste e Centro-Oeste sofreriam mais com a seca
LUCAS LACAZ RUIZ
Na previsão, Sudeste e Centro-Oeste sofreriam mais com a seca

São Paulo. A temperatura brasileira pode aumentar até 8ºC até o fim do século, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (Sae) e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

A pesquisa foi feita com projeções com base em diferentes cenários de emissão de CO2 nos períodos de 2011-2040, 2040-2070 e 2070-2100.

“A temperatura só não vai subir se houver uma mudança tecnológica muito grande, uma mudança de paradigma”, alerta a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Chou Sin Chan, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”.

O pior cenário da pesquisa, que prevê dobrar as emissões do gás, inclui um aquecimento de 2ºC a 8ºC.

Chuvas. Em relação às chuvas, a projeção é de redução do período de precipitações na maior parte do país, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

No Nordeste, a projeção é de aumento das chuvas no verão e redução no inverno. Já na região Sul, a previsão é de aumento de chuva em vários cenários, principalmente no verão e na primavera. Esse aumento é intensificado nas últimas três décadas analisadas. “A produção de grãos e frutas, principalmente no Sul do país, poderá ser comprometida pelas altas temperaturas e chuvas intensas fora de época”, afirma o texto. As informações são do “Valor Econômico”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave