José Alfredo será tema de escola de samba

Comendador ganhará homenagem da agremiação Unidos de Santa Teresa

iG Minas Gerais | da redação |


Protagonista da trama vai participar do Carnaval do ano que vem
Globo
Protagonista da trama vai participar do Carnaval do ano que vem

A novela “Império” (Globo) reserva muitas surpresas para o seu fim, mas uma coisa já é certa: José Alfredo (Alexandre Nero) será homenageado por uma escola de samba do Rio de Janeiro em plena trama das nove. O Comendador, de acordo com o site Notícias da TV, será tema da agremiação Unidos de Santa Teresa.

Em capítulo previsto para ir ao ar em dezembro, Antoninho (Roberto Bonfim) dirá que a trajetória de sucesso de Zé Alfredo será tema da escola. “Do nada, só com a força de vontade, o homem construiu um império. E é a história dele, a saga de um homem que nunca desistiu diante dos obstáculos, que vai ser o tema da nossa escola este ano”, dirá o sambista, anunciando que o samba-enredo se chama “Homem de Preto em Terra de Brilhantes”.

A iniciativa de levar o personagem principal de “Imperio” para o Carnaval carioca se justifica. Os últimos capítulos do folhetim vão coincidir com a folia de Momo.

Esta não será a primeira vez que o autor da trama, Aguinaldo Silva, mistura a ficção com o Carnaval. Ele fez isso em 1984, quando escreveu “Partido Alto” em parceria com Glória Perez, na qual a personagem de Betty Faria era porta-bandeira da Acadêmicos do Encantado e viu o compositor Piscina, interpretado por José Mayer, ser morto em plena Sapucaí.

Na história mais recente, as novelas de Aguinaldo Silva que também terminaram em samba foram “Senhora do Destino” (2004) e “Duas Caras” (2007-2008). Na primeira, a Unidos de Vila São Miguel contou a história de Maria do Carmo, vivida por Susana Vieira. A escola era comandada por Giovanni Improta (José Wilker). As cenas foram gravadas no desfile da Grande Rio.

Já na segunda, a escola fictícia era Nascidos da Portelinha, que tinha Juvenal Antena (Antônio Fagundes) como mandachuva, e foi durante a apresentação da Portela no Carnaval de 2008 que os personagens entraram na Sapucaí.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave