BC vai mudar cálculo sobre contas externas a partir de 2015

Instituição informou nesta segunda-feira (24) que adotará o padrão do novo Manual de Balanço de Pagamentos e Posição Internacional de Investimento do Fundo Monetário Internacional (FMI)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O Banco Central mudará a partir de abril de 2015 as estatísticas sobre transações correntes que são divulgadas mensalmente. A instituição informou nesta segunda-feira (24) que adotará o padrão do novo Manual de Balanço de Pagamentos e Posição Internacional de Investimento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo o BC, as estatísticas atuais seguem metodologia definida em 1993. A nova inclui avanços até 2009. Canadá e Austrália já usam essas alterações desde o ano passado. França e outros países europeus aderiram ao modelo neste ano.

Entre as mudanças, segundo a instituição, está um detalhamento maior, por exemplo, dos dados sobre receitas e despesas com serviços. Em relação ao resultado total das transações correntes, o BC avalia que não haverá mudança significativa.

Em abril de 2015, a série histórica do BC na nova metodologia irá retroagir ao início de 2014. Posteriormente, serão incorporados dados mais antigos.

"Essa atualização metodológica permitirá o aperfeiçoamento do padrão estatístico nacional, alinhando-o com as melhores práticas internacionais, e garantirá consistência com a nova metodologia das Contas Nacionais a ser adotada pelo IBGE, também em 2015", diz o BC em nota.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave