Policiais matam menino por causa de arma de brinquedo nos EUA

Vítima teria desobedecido à ordem de levantar as mãos

iG Minas Gerais |

Passeio. Advogado afirma que Tamir foi ao parque com amigos
Courtesy Richardson
Passeio. Advogado afirma que Tamir foi ao parque com amigos

Cleveland, EUA. Um menino de 12 anos foi morto nos Estados Unidos após policiais confundirem uma arma de brinquedo com um revólver de verdade. Segundo autoridades locais, um policial atirou duas vezes quando ele desobedeceu uma ordem para levantar as mãos. Uma investigação foi aberta para apurar o caso.

O garoto, identificado pelos médicos como Tamir Rice, morreu nesse domingo após não resistir aos ferimentos. No sábado (22), dois policiais responderam a uma chamada de emergência na qual alguém balançava uma arma “provavelmente falsa”.

De acordo com o presidente da Associação de Polícia de Cleveland, eles não foram avisados desse detalhe. O vice-chefe de polícia de Cleveland, Ed Tomba, disse que a arma, semelhante a uma pistola semiautomática, não tinha um indicador de segurança laranja geralmente encontrado nos brinquedos. Ainda segundo Ed, Tamir não apontou a arma para os policias nem fez nenhuma ameaça verbal, mas segurou a arma após a polícia falar para levantar as mãos.

Transferência. Os dois policiais envolvidos na morte foram transferidos para funções administrativas, procedimentos padrões nesses casos. Um deles estava em seu primeiro ano de serviço e o outro tinha mais de dez anos de experiência. O departamento de polícia coletou vídeos de segurança e outras provas e irá apresentá-las à promotoria do município, conforme informações de um jornal local.

Depois de analisar as evidências, os promotores irão mostrar o caso a um grande júri, que irá decidir se o policial tinha motivos para reagir dessa maneira contra o garoto.

O advogado da família do menino, Timothy Kucharski, disse que Tamir foi ao parque com amigos no sábado à tarde, mas que não sabe os detalhes do que aconteceu para os policiais atirarem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave