Vídeos de 'Minecraft' somam 47 bilhões de visualizações no YouTube

Companhia, que alcançou sucesso com o game de bloquinhos, foi comprada pela Microsoft em setembro por US$ 2,5 bilhões

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Um estudo divulgado pela empresa de consultoria em vídeos on-line Octoly apontou que vídeos sobre o game "Minecraft" no YouTube somam cerca de 47 bilhões de visualizações -mais do que qualquer outro jogo de videogame ou computador.

A pesquisa havia sido divulgada inicialmente em junho, quando eram contabilizados 31 bilhões de "views" -à época, o número já era três vezes superior às visualizações de vídeos de "GTA" e "Call of Duty", os dois mais populares na sequência.

Desde então, foram mais 16 bilhões de visualizações. Nestes cinco meses, o número de canais do YouTube sobre "Minecraft" foi de cerca de 81 mil a 147 mil -crescimento de quase 100%.

De acordo com o estudo, menos de 1% dos "views" vem de vídeos publicados no canal oficial da Mojang, produtora do game. A vasta maioria refere-se a canais independentes de jogadores -o maior deles, "SkyDoesMinecraft", possui cerca de 10,6 milhões de assinantes.

Em entrevista ao "The Guardian", o chefe-operacional da Mojang, Vu Bui, disse que a empresa sempre procurou dar suporte aos seus "Youtubers" e evitar disputas por direitos autorais e outras questões.

"Em essência, nós terceirizamos a criação de vídeos no YouTube para uma comunidade de milhões de pessoas e elas tiveram ideias mais criativas do que jamais poderíamos ter", disse o executivo ao jornal britânico em outubro.

A companhia, que alcançou sucesso com o game de bloquinhos, foi comprada pela Microsoft em setembro por US$ 2,5 bilhões.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave