Presidente diz que Irã teve vitória "significativa" em discussão

Transmissão em rede de TV para todo o país na noite desta segunda-feira (24), Hasan Rowhani disse que muitas lacunas nas conversações foram eliminadas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

 Apesar de as negociações sobre o programa nuclear do Irã com o chamado grupo P5+1 (EUA, China, Rússia, Reino Unido e França, mais a Alemanha) estarem emperradas, o presidente iraniano, Hasan Rowhani, disse nesta segunda-feira (24) que seu país conseguiu uma vitória significativa e que as negociações levarão a um acordo, "mais cedo ou mais tarde".

Em uma transmissão em rede de TV para todo o país na noite desta segunda-feira, Rowhani disse que muitas lacunas nas conversações foram eliminadas.

O presidente disse que uma fase é sobre as questões que estão "por trás da cortina", nas quais as ideias se aproximam e as conversações acontecem. "Nesta fase, tem havido um bom progresso", afirmou.

A outra fase, segundo o presidente, é quando esses acordos são "colocados no papel e se transformam em um acordo final, definitivo, por escrito". "Nós ainda estamos a alguma distância desta segunda fase", disse Rowhani.

Nesta segunda, os negociadores concordaram decidir até 1º de março o que precisa ser feito e quando. Um acordo final deve surgir quatro meses depois, segundo os representantes dos países.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave