Ex-governador é o preferido de Lacerda

iG Minas Gerais |

Segundo aliados e lideranças próximas ao prefeito Marcio Lacerda (PSB), o socialista teria preferência por uma candidatura do senador eleito Antonio Anastasia (PSDB) à Prefeitura de Belo Horizonte em 2016. O motivo é uma preocupação de Lacerda com 2018. O prefeito teria a intenção de disputar o governo de Minas no futuro. Caso Anastasia optasse em se lançar ao Executivo municipal, o caminho estaria livre para o atual prefeito obter o apoio na próxima eleição estadual.

Fontes do PSDB têm reiterado que Lacerda será protagonista na escolha do candidato a ser seu sucessor em Belo Horizonte. O próprio prefeito já veio a público dizer que as negociações sobre 2016 passarão por ele.

“É fundamental que o PSDB e o Lacerda tenham o propósito de fazer uma boa candidatura e articulem de forma bem organizada, já que a eleição de 2016 é muito importante para o PSDB”, afirma o deputado Paulo Abi-Ackel. A mesma posição é defendida pelo deputado João Leite, também considerado pré-candidato. “É preciso que se converse com Lacerda e Aécio”, disse

Argumentos

Posição. No Facebook, Anastasia publicou na semana passada que “não há possibilidade” de se candidatar à prefeitura. “Não está nos meus planos. Acabo de ser eleito senador”.

Análise. Tucanos apontam alguns motivos pelos quais Anastasia não deve aceitar entrar na disputa municipal:

1. Ele teria que deixar o Senado com menos de dois anos no cargo.

2. Se lançar à prefeitura dificultaria uma tentativa de volta do tucano ao governo de Minas em 2018. (IL)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave