Operação biquíni

Descubra as principais tendências na moda praia para o verão 2015; entre os destaques estão as estampas, os maiôs e os biquínis com várias modelagens e com muita sofisticação.

iG Minas Gerais | Miriam Gonçalves |

O acessório body chain promete ser o hir para o próximo verão. Esse é da Raquel Braga Atelier. Quanto? R$ 139,90
Luíza FerraZ/divulgaçao
O acessório body chain promete ser o hir para o próximo verão. Esse é da Raquel Braga Atelier. Quanto? R$ 139,90

A estação mais esperada e mais quente do ano já está aí, batendo à porta, e, antes mesmo de o verão chegar, os desfiles de moda já anunciaram quais serão as novas tendências e peças que não poderão faltar no kit praia. Grifes como Água de Coco, Adriana Degreas, Salinas, Amapô, Triya e Osklen, por exemplo, apostaram em novas formas de recortes, estampas e cores.  A moda praia 2015 traz novidades de biquínis e maiôs que satisfazem diferentes gostos femininos – entre os destaques estão as estampas, os maiôs de decotes profundos bem sofisticados e biquínis com modelagens inusitadas, fugindo bastante dos modelitos básicos. “O verão vem muito colorido com as estampas digitais; as cores que predominam são os azuis- turquesa, rosa- pink e laranja. Os maiôs vêm com força total, desde os sequinhos, minimalistas, até os de frente única com recortes e decotes profundos”, conta a estilista Cila Fernandes, que comanda a marca de mesmo nome.W

 Quem gosta de inovar na hora de montar o look praiano vai adorar as tendências da próxima temporada. A grande aposta é a sofisticação – com muito brilho e bordado; a ideia é possibilitar a criação de looks que podem facilmente sair da areia diretamente para um barzinho noturno. “Nas passarelas, vi muitos biquínis e maiôs com bordados reluzentes e a aplicação de resinas que adicionam brilho. Acho um luxo, mas é preciso cuidado pra não pecar pelo excesso, pois muito brilho de dia, com a luz do sol, pode ficar over”, orienta a jornalista e pesquisadora de moda praia Milene Macaroun, que comanda o blog beachstyle.com.br.

Sempre associados às mulheres mais senhoras, eles retornaram com força total nesta temporada. Os maiôs ganharam versões mais ousadas – pensando justamente na mulher mais jovem, sexy e cheia de atitude.

Os modelos ganham muitos recortes, tiras e faixas que vêm tanto nas laterais e na cintura como nos decotes e nas costas. “Esse tipo de detalhe pode trazer assimetria e abrir janelinhas para revelar pele em alguns lugares estratégicos. É muito sexy e está em absolutamente todas as coleções, tanto nos maiôs como nos biquínis”, sugere  Macaroun.

Com força total, essa tendência veio para invadir as praias. Crochês e macramês minuciosos estão entre os destaques. O handmade é uma tendência forte, inclusive nas saídas de praia”, conta a estilista Cila.

As hot pants, shorts bem curtos, cavados, com corte em “V” e de cintura alta, estão em alta nos editoriais de moda das revistas e nas vitrines das lojas. Mas, segundo Milene, ele ainda não caiu no gosto das brasileiras. “Não vejo muita gente usando esse modelo de fato nas praias. Afinal, é o tipo da peça que só favorece um único biotipo: a mulher alta e magra. E a maioria das brasileiras não é assim. Além disso, a marca que fica no corpo depois de um dia de sol não é bonita. Mas elas podem ficar bem em outro contexto, seja pra um passeio de barco, uma pool party ou pra sair da praia no fim de tarde, com camisa ou jaquetinha”, explica.

Além dos motivos étnicos, florais e prints típicos do verão, muitas marcas estão apostando em uma estamparia que imita fotografia digital, segundo Milene Macaroun. “O resultado são paisagens paradisíacas com lindas praias, em versões com efeito dos filtros do Instagram”.

A grande aposta são as saídas de praia com transparência – seja em detalhes ou nas rendas e nos tecidos com tramas mais abertas. Os longos, tanto em vestidos como macacões, também vão passear pelas areias. E, os quimonos – que estão com tudo nas ruas – também são bem-vindos.  “Em alta nas passarelas e presentes em diversas lojas, eles aparecem em versões curtas ou compridas, com detalhes de franjas ou macramês nas mangas e bainhas. São lindos e superpráticos para sair da praia”, diz Macaroun.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave