Rampa de skate é inaugurada no Parque das Mangabeiras

Os skatistas de Belo Horizonte ganharam mais um local para a prática do esporte radical; uma pista nova foi inaugurada, ontem, no Parque das Mangabeiras

iG Minas Gerais | CINTHIA RAMALHO |

Skatistas de Belo Horizonte já podem comemorar. Agora, eles têm um novo endereço para a prática do esporte radical. Uma nova pista de skate, no estilo Half Pipe – em formato de “u” - foi inaugurada na tarde de ontem, no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital. A pista é a primeira deste modelo em toda a cidade e uma das melhores da América Latina.

As obras da rampa, que foram realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), duraram cerca de dez meses e já tinham sido concluídas em junho deste ano. Porém, o local ainda estava passando por fases de testes, com a participação de esportistas profissionais, para avaliar a estrutura e realizar possíveis reparos antes da abertura ao público.

Ao todo, a Prefeitura de Belo Horizonte investiu mais de R$ 1 milhão na construção da estrutura, que agradou quem entende do assunto. “Com certeza é a melhor pista pública do Brasil. Está muito bem feita e vai atrair bastante gente para o esporte”, disse o skatista Gustavo Carneiro, 34. Porém, mesmo com a inauguração, os skatistas ainda cobram da prefeitura medidas referentes à gestão do esporte na capital. “A pista é maravilhosa e, com certeza, vai melhorar muito as condições para o esporte na cidade. Mesmo assim, ainda precisamos de políticas voltadas para o lado técnico do skate, como escolas para ensinar o esporte para jovens e crianças e, acima de tudo, a manutenção preventiva das pistas”, ressaltou Rodrigo Ferreira, diretor da Federação Mineira de Esportes Radicais.

Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a nova pista funcionará como um incentivo para a pratica de esportes no Parque das Mangabeiras, um dos mais importantes da capital. “A pista serve para quebrar paradigmas de que parque é apenas para passeios ecológicos. A natureza é muito importante, mas também temos que usar esse espaço público para outras atividades, como a prática de esportes”, afirmou. Em relação às políticas de gestão do esporte na cidade, Lacerda afirmou que elas vêm sendo elaboradas pela prefeitura.

Infraestrutura. A pista tem cerca de 290 m² e aproximadamente 4 metros de altura. Além disso, ele possui uma estrutura metálica, com piso formado por camadas de madeira biossintética e impermeável.

Para utilizar a estrutura, os skatistas devem realizar um credenciamento na administração do parque e assinar um termo de responsabilidade, assumindo que estão aptos para a prática do esporte. Após o cadastramento, eles receberão uma carteirinha e um selo de identificação, que deverá ser colado no capacete ou no próprio skate.

A pista fica aberta aos esportistas das 8h às 17h, durante todos os dias da semana.

Números. Segundo a Federação Mineira de Esportes Radicais, existem cerca de 450 mil praticantes do esporte em todo o Estado. Em Minas Gerais, o número de skatistas chega a 71 mil.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave