Ação da Petrobras se recupera

Estatal anunciou entrada em operação de novo navio-plataforma e de refinaria no Nordeste

iG Minas Gerais |

Pré-sal. A produção da Petrobras, que já é recorde no trimestre, ganhou ontem o reforço do navio-plataforma Cidade de Ilhabela
Agência Petrobras
Pré-sal. A produção da Petrobras, que já é recorde no trimestre, ganhou ontem o reforço do navio-plataforma Cidade de Ilhabela

São Paulo. As ações da Petrobras subiram mais de 11% ontem, com a expectativa de que a presidente Dilma Rousseff confirmasse os nomes da equipe econômica. Os papéis preferenciais (sem direito a voto) tiveram alta de 11,89% e os ordinários (com direito a voto) subiram 11,17%. Essa é a maior alta dos papéis sem direito a voto da petrolífera desde 13 de outubro de 2008, quando subiu 12,10%.

O potencial de produção da Petrobras, que é o grande responsável pela alta das ações da empresa, apesar das denúncias de corrupção, ganhou um reforço ontem, com a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Ilhabela. A plataforma vai extrair petróleo do pré-sal no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos. Seu potencial é de produzir até 150 mil barris de petróleo por dia, com pico de produção já no ano que vem.

A Petrobras também informou ontem que iniciou na última quarta-feira a primeira etapa para a entrada em operação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, com a admissão de gás natural (“gas in”) na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA). Conforme o comunicado, a entrada do gás na UDA, monitorado a partir do Centro Integrado de Controle da refinaria, tem como objetivo preparar a unidade para a admissão e circulação de petróleo, o que ocorrerá nos próximos dias. “Após essa etapa, o acendimento do forno será realizado para que se inicie o processo de destilação das correntes de gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, diesel e resíduo atmosférico (RAT)”, explica a companhia.

O processo de partida terá sequência com a entrada em operação das demais unidades que constituem o primeiro “trem” da Rnest: geração de hidrogênio, hidrotratamento de nafta, hidrotratamento de diesel, coqueamento retardado e duas unidades de tratamento.

Outras ações. Também operaram em terreno positivo as ações da Eletrobras. As preferenciais subiram 5,06% e as ordinárias, 6,09%. Ainda dentro do Ibovespa, Itaú Unibanco registrou valorização de 6,58% e o Bradesco, de 7,61%. Já as ações do Banco do Brasil avançaram 8,31%. Na quarta-feira à noite, a instituição pública confirmou acordo com a Cielo para o gerenciamento da área de cartões. O acordo causará um impacto de R$ 3,2 bilhões no lucro do banco.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave