Reino Unido quer pagar cidadãos para perderem peso

iG Minas Gerais |

Gastos com obesidade inspiraram proposta de pagar para emagrecer
© Royalty-Free/Corbis
Gastos com obesidade inspiraram proposta de pagar para emagrecer

Londres, Reino Unido. Os britânicos com sobrepeso poderão em breve receber um incentivo para perder os quilos extras que irá beneficiar tanto a sua carteira quanto sua cintura. O Serviço de Saúde Pública do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), quer incentivar as empresas a recompensarem os trabalhadores que perdem peso e mantêm um estilo de vida saudável.

Apelidado de “pound for pound” (trocadilho com que significa “dinheiro por quilo”) pelo jornal britânico “The Sun”, a iniciativa faz parte do plano de NHS para enfrentar um déficit de financiamento de 30 milhões de libras que se espera que afete o sistema saúde britânico em 2020.

Executivos do NHS pretendem apresentar uma petição ao governo para financiamento extra de 8 bilhões de libras, mas o resto terá de vir de cortes, incluindo a redução de gastos com doenças relacionadas à obesidade.

“Para dizer sem rodeios, enquanto a cintura da nação continua a acumular quilos, estamos acumulando quilos em bilhões de impostos futuros apenas para pagar por doenças evitáveis”, disse o NHS.

Obesidade no país. Quase dois terços dos adultos britânicos estão acima do peso ou obesos e grupos de baixa renda são os mais afetados, segundo dados oficiais. Ainda assim, as taxas de obesidade no Reino Unido são inferiores às dos Estados Unidos, do México e da Austrália.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave