Diretor do BC é cotado para substituir Augustin no Tesouro

Um dos principais porta-vozes do BC, Carlos Hamilton Araújo é considerado o representante da ala ortodoxa do banco

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, criticado pelo empresariado por causa de seu estilo intervencionista, deve ser substituído pelo atual diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo.

Um dos principais porta-vozes do BC, Hamilton é considerado o representante da ala ortodoxa do BC. Coube a ele externar críticas da instituições à política fiscal do governo. Na última terça-feira (18), por exemplo, afirmou que seria importante restabelecer a confiança em relação ao compromisso do futuro governo com a melhora das contas públicas.

Inflação

Hamilton, que participava na tarde desta sexta-feira (21) de reunião extraordinária com os demais diretores do BC, também tem sido uma das principais vozes dentro do BC a defender o controle da inflação.

Nos últimos anos, segundo a Folha de S.Paulo apurou, o diretor colecionou desavenças com o Ministério da Fazenda e com colegas de BC, tendo colocado inclusive o cargo à disposição em mais de uma ocasião.

Na última terça, afirmou também que o BC "não será complacente com a inflação" e, se for necessário, no momento certo, poderá "recalibrar sua ação de política monetária".

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave