UFMG realiza censo para conhecer a saúde da população de BH

Eles irão realizar pesquisa em cerca de oito mil domicílios; a partir da próxima segunda, moradores de nove regionais do município irão receber visitas dos pesquisadores

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A partir da próxima segunda-feira (24), moradores de nove regionais do município irão receber visitas dos pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles irão realizar pesquisa em cerca de oito mil domicílios, com o objetivo de avaliar aspectos da saúde da população.

Promovida pela Faculdade de Medicina da UFMG, o estudo faz parte do projeto Conhecer e Cuidar, que busca dados sobre a saúde dos usuários de drogas, suas relações e interações familiares, sociais e assistenciais. De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, os resultados irão contribuir para subsidiar políticas públicas de atendimento à saúde.

Segundo o professor Frederico Garcia, coordenador geral do projeto, a pesquisa acontecerá todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 22h, até o dia 8 de dezembro. “É importante a população participar da pesquisa e contar para os entrevistadores o que eles pensam e sentem sobre as questões apresentadas”, acrescenta o professor.

Os moradores entrevistados serão sorteados e, caso não estejam no momento da abordagem, um novo horário será agendado. Eles terão que responder a um questionário com perguntas sobre hábitos de saúde, como uso de drogas e utilização do sistema público. Tanto o questionário, quanto o sorteio, serão feitos por meio de tablet para automatizar a pesquisa e evitar erros humanos.

Os 110 entrevistadores que participarão do projeto poderão ser facilmente identificados pela população, pois estarão com colete e boné da pesquisa. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave