Chanceler do Irã consulta autoridades antes do prazo de acordo nuclear

Pessoas próximas às negociações disseram que os dois lados não são devem alcançar um entendimento final antes do prazo de 24 de novembro

iG Minas Gerais | Da Redação |

O ministro das Relações do Irã, Mohommad Javad Zarif, vai voltar a Teerã nesta sexta-feira (21) depois do encontro em Viena com potências ocidentais para negociar um acordo nuclear.

A quatro dias do prazo final para um acordo, Zarif volta ao Irã para consultas com autoridades. "Zarif irá retornar a Teerã esta noite para consultas e intercâmbio com autoridades", disse a agência oficial de notícias Irna. Zarif deve voltar a Viena durante o fim de semana para retomar as conversas.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, também saiu de Viena para se encontrar com colegas europeus em Paris, segundo sua porta-voz, Jen Psaki. Ainda não se sabe quando ele volta a Viena. Irã, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China começaram a rodada final de negociações para um acordo nuclear na terça-feira (18).

Pessoas próximas às negociações disseram que os dois lados não são devem alcançar um entendimento final antes do prazo de 24 de novembro.

Segundo o secretário de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, há um "longo caminho a percorrer".

Hammond, falando depois de chegar em Viena, disse que o Irã deve mostrar mais flexibilidade nas negociações.

"Em troca, nós estamos preparados para mostrar alguma flexibilidade", disse ele a repórteres. "Estamos determinados a fazer algum progresso, mas são assuntos muito difíceis e tecnicamente complexos".

Leia tudo sobre: acordo nuclearconsulta