ONU publica plano para segurar clima

O documento foi apresentado a poucos dias da conferência da ONU em Lima (Peru), onde os 190 países-membros da Convenção sobre o Clima vão preparar um acordo para o final de 2015

iG Minas Gerais |

Genebra, Suíça. O Fundo Ambiental das Nações Unidas (Unef) apresentou ontem um mapa do caminho de longo prazo para limitar o aquecimento do planeta em dois graus durante este século e evitar consequências desastrosas pelas mudanças climáticas.  

Destacando a urgência, os autores desse documento estimam que as emissões de dióxido de carbono, que provêm especialmente da combustão de energias fósseis, deverão chegar ao seu limite por volta de 2020 e começar a diminuir até 2030.

Em seguida, as emissões de gases de efeito estufa deverão ser pelo menos 50% mais baixas até 2050 para chegar a zero em algum momento da segunda metade do século. Todo o restante das emissões de carbono que venham de atividades humanas deverá ser compensado pela redução do desmatamento e outras medidas.

O documento foi apresentado a poucos dias da conferência da ONU em Lima (Peru), onde os 190 países-membros da Convenção sobre o Clima vão preparar um acordo para o final de 2015.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave