Mostra quer apresentar o blues contemporâneo

O nigeriano Keziah Jones abre o 1º Festival Sesc Blues, que estreia neste sábado no Sesc Palladium

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Músico. O nigeriano Keziah Jones apresenta trabalho que mescla referências do blues e do afrobeat
Sesc Blues
Músico. O nigeriano Keziah Jones apresenta trabalho que mescla referências do blues e do afrobeat

Ao longo do ano, festivais de música instrumental acontecem em Belo Horizonte e em outras cidades vizinhas, como Ouro Preto, que recebe, por exemplo, programações centradas nas variadas vertentes do jazz. A fim de chamar atenção também para a produção contemporânea de blues, acontece aqui, amanhã e domingo, o 1º Festival Sesc Blues, que tem entre suas principais atrações o nigeriano Keziah Jones, atualmente em turnê pelo país.

“Talvez hoje o jazz tenha mais visibilidade que o blues, em razão de diversas iniciativas que vêm popularizando esse gênero. Nesses eventos, o blues também aparece, mas, às vezes, permanece em lugar secundário. A ideia, com esse festival, é destacar mais esse segmento, mostrando quem está produzindo esse tipo de música hoje”, explica Milena Andrade Pedrosa, gerente do Sesc Palladium.

Ela acrescenta que a escolha por trazer Keziah Jones, previsto para fazer o show de abertura de amanhã, – além do angolano Nuno Mindelis e do argentino Victor Biglione –, se baseia no objetivo de abarcar diferentes propostas artísticas. “Enquanto o Keziah traz uma música que reflete bem a linha contemporânea, misturando o blues a algumas sonoridades do afrobeat, Victor Boglione vai fazer uma apresentação mais tradicional. Ele é argentino, mas mora no Brasil, e vai realizar aqui um show que homenageia BB King”, diz Pedrosa.

“Já o Nuno Mindelis retoma um caminho mais próximo de Keziah, fazendo uma fusão de soul, afrobeat e rock”, acrescenta ela. Os dois últimos se apresentam no domingo.

Agenda

O quê. 1º Festival Sesc Blues

Quando. Amanhã e domingo, às 20h

Onde. Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)

Quanto. R$ 40 e R$ 20 (meia)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave