Paletas mexicanas para o verão

Febre importada de outros Estados brasileiros chega a Belo Horizonte e se espalha em oito endereços da capital

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Na Los Niños, a paleta de morango com recheio de Nutella é uma das mais pedidas
Los Niños / Divulgação
Na Los Niños, a paleta de morango com recheio de Nutella é uma das mais pedidas

Depois de virarem mania no país, principalmente no Paraná e em São Paulo, as paletas mexicanas tiveram um início tímido em Minas, com um quiosque aberto no começo do ano no shopping Boulevard. Hoje, é bem mais fácil encontrá-las: a maior parte dos shoppings da capital já tem quiosques e a praça da Savassi conta com uma loja de rua.

Ao todo, já são oito endereços espalhados pela cidade e o produto, até então desconhecido, é a grande aposta do próximo verão. Para quem ainda não viu, o tamanho pode assustar um pouco: trata-se de um picolé superdesenvolvido, com 120 gramas, o dobro do peso do tradicional. Os preços variam de R$ 4 a R$ 9.

Além de mais robustas, as paletas são recheadas, o que permite combinações como a de morango com leite condensado e coco com brigadeiro – as mais pedidas da empresa baiana Helado Monterrey, que conta com quatro quiosques em shoppings de Belo Horizonte. “São sabores que remetem à memória afetiva, têm um tom de infância. Por isso caiu no gosto das pessoas”, afirma Pablo Rocha, fundador da marca.

Para quem foge das calorias adicionais do chocolate, doce de leite e leite condensado, há sabores preparados com frutas frescas, como o kiwi e manga sem açúcar.

Líder do mercado no Nordeste, a Helado Monterrey tem planos ambiciosos para a expansão dos negócios: com pouco mais de um ano em atividade, a rede já tem cem unidades em nove Estados no país e espera vender 5 milhões de paletas até o fim de 2014.

Ela foi fundada na Bahia depois que o empresário passou as férias do ano passado no Sul do Brasil. “Eu já tinha conhecido as paletas no México, mas lá elas não me chamaram a atenção. Quando vi no Brasil, percebi que tinha algo diferente ali, inovador”, relembra o empresário.

A cada mês, a marca lança pelo menos quatro novos sabores e os próximos a entrar no mercado serão os de torta de limão siciliano e banana com Nutella.

Em Minas. A primeira fábrica instalada em Belo Horizonte é do empresário Renato Soares Côrtes, que abriu a única loja de rua, a paleteria Los Niños, em plena praça da Savassi. O sucesso da marca pode ser observado nas longas filas que se formam na porta da loja em dias de calor, principalmente aos fins de semana – nesses dias, são vendidos até 2.000 picolés.

Tratada por aqui como item “gourmet”, com ingredientes frescos, selecionados e um acabamento “tecnológico”, a paleta é trivial no México, como os carrinhos de picolé do interior Brasil, de pequenas empresas familiares. “De semelhança com o produto mexicano, o brasileiro tem basicamente o tamanho e o formato. Os sabores foram adequados para o gosto do brasileiro e o resultado, sem modéstia, é muito melhor”, comenta Renato.

Na Los Niños, são oferecidos 27 sabores, entre eles, criações originais como a de morango recheado de Nutella, um dos mais pedidos da casa. Entre as novidades, que vão chegar em cerca de dez dias aos freezers da loja está o de doce de leite recheado com o argentino Havanna. Até o fim do ano, a empresa quer abrir mais quatro lojas na capital, no centro, Buritis e outra na Savassi.

Outra marca disponível na capital é a curitibana Paleteca, que abriu o primeiro quiosque da cidade, no shopping Boulevard. Hoje, também está instalada no Minas Shopping e no Itaú Power, em Contagem. A próxima loja da marca será aberta em breve no Minas Tênis Clube, em Lourdes.

Ascensão e queda. A dinâmica do boom do mercado das paletas mexicanas lembra a ascensão do frozen yogurt, que de supernovidade passou a ser oferecido em toda esquina, perdendo o “hype”. Para o empresário Pablo Rocha, a estabilização do setor é esperada. “Quando o mercado der uma baixada, os aventureiros vão sumir e permanece quem tiver qualidade”, afirma ele.

Onde encontrar

. Helados Monterrey - Diamond Mall - Av. Olegário Maciel, 1.600, Lourdes - BH Shopping - BR-356, 3.049, Belvedere - Shopping Cidade - Rua Tupis, 337, centro - Shopping Estação BH - Av. Cristiano Machado, 11.833, Venda Nova

. Los Niños - Av. Getúlio Vargas, 1.405, Savassi

. Paleteca - Boulevard Shopping - Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia - Minas Shopping - Av. Cristiano Machado, 4.000, União - Itaú Power Shopping - Av. General David Sarnoff, 5.160, Contagem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave