Viber lança ferramenta de ’grupos abertos’ para app de mensagens

A princípio, o recurso chega apenas para Android e iOS, mas até dezembro, deve sair para outros sistemas e para as versões do Viber no computador

iG Minas Gerais | Da Redação |

Viber surgiu em 2010 e conquistou público fiel
Viber/Reprodução
Viber surgiu em 2010 e conquistou público fiel

O Viber começou a disponibilizar nessa terça (18) a ferramenta Grupos Abertos, funcionalidade que traz grupos de mensagem públicos para o aplicativo.

A princípio, o recurso chega apenas para Android e iOS. Até dezembro, deve sair para outros sistemas e para as versões do Viber no computador.

A ideia é que canais de televisão, jornais, personalidades e outros tipo de marca entrem no serviço, que já conta com parcerias como a rádio Mix FM, o canal de TV Esporte Interativo, o blog de humor Não Salvo e a artista Anitta.

"O lançamento dos Grupos Abertos permite que as pessoas interajam de uma maneira nova, acompanhando conversas ao vivo e ficando atualizadas com conteúdo exclusivo dos assuntos que lhes interessam mais", disse Talmon Marco, presidente-executivo da companhia, por meio de um comunicado.

Cada sala de bate-papo terá dois tipos de participantes: os membros, que conversam e interagem com outros convidados, e os seguidores, que têm acesso a todo o conteúdo trocado pelos membros, mas só podem conversar com outros seguidores.

"Nas redes sociais, por mais que as marcas busquem interatividade, a relação com o usuário ainda é muito institucional", disse Luiz Felipe Barros, diretor do Viber no Brasil, em entrevista à "Folha de S.Paulo" em agosto, quando a novidade foi anunciada. "Nós queremos trazer o conteúdo dessas páginas respeitando a dinâmica de diálogo mais humano dos apps de mensagem", completou.

Apesar da usabilidade por grandes marcas, os grupos poderão ser criados por qualquer usuário. O número máximo de membros por grupo é de 100, mas a quantidade de seguidores é ilimitada. Segundo o Viber, a atualização com a nova funcionalidade deve ser disponibilizada até o final do dia. O aplicativo tem compatibilidade com Android, iOS e Windows Phone, além de versões para PC e Mac.

Leia tudo sobre: viberappgrupos abertosferramenta