Alérgicos a leite devem evitar tríplice viral

Dose indicada para crianças até 5 anos causou reação no AM

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |


Vacina é indicada pelo Ministério da Saúde para crianças de 1 a 5 anos
Alex Brandon
Vacina é indicada pelo Ministério da Saúde para crianças de 1 a 5 anos

O Ministério da Saúde está orientando secretarias estaduais e municipais de Saúde que evitem vacinar com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) crianças com histórico de alergia à lactose. A orientação vale para o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.

A decisão foi tomada após a notificação de alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Ao menos 28 casos foram registrados em todo o país. Todas as crianças passam bem.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a campanha de vacinação transcorre normalmente em Minas, sem qualquer relato de reação alérgica aos medicamentos.

Cuidados antes de usar. A SES ainda informou que a vacina não é indicada para crianças que estiverem com doenças febris moderadas ou graves, devendo adiá-la até que a criança melhore. Além disso, crianças que fazem uso de imunoglobulina, sangue e derivados também deverão adiar a vacinação por três a 11 meses, visando evitar prejuízos na resposta imunológica pós-vacinação.

A faixa etária indicada para receber a dose inclui crianças de 1 a 5 anos incompletos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave